ad

Uma comitiva composta por um Capitão, um subtenente e um Sargento, lotados no Terceiro Pelotão da Polícia Militar de Mundo Novo, participou esta semana, de um evento na cidade paraguaia de Salto del Guairá, capital do departamento (estado) de Canendeyù, comemorativo ao aniversário da Polícia Nacional do Paraguai.

Estiveram presentes na solenidade, comandantes de várias unidades da Polícia Paraguaia, inclusive da capital Assunção, além de membros dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, bem como representes do Ministério Público e de setores organizados da sociedade do País. Os militares de Mato Grosso do Sul, únicos brasileiros presentes na cerimônia, agradeceram a parceria informal estabelecida com os paraguaios, que tem causado forte impacto positivo em questões envolvendo a segurança pública na região de fronteira.

PM-DE-MUNDO-NOVO-PARTICIPA-DE-EVENTO-EM-SALTO-DEL-GUAIRA3

No ano passado, dezenas de veículos furtados ou roubados em diferentes pontos do Brasil, foram “repatriados”, graças ao bom-senso do alto comando da Polícia Nacional do Paraguai com o apoio do Promotor de Justiça (fiscal) Lourenzo Lescano. Diversos meliantes que tinham contra si, mandados de prisão expedidos pela Justiça Brasileira e que se refugiavam no país vizinho, foram capturados e encaminhados até o Posto Fiscal Leão da Fronteira, localizado em Mundo Novo.

Entre estas capturas, que contou com a efetiva participação do setor de imigração do Paraguai, destacam-se a de um acusado de ter assassinado um policial militar em Itaquiraí/MS e do chamado “Maníaco das Redes Sociais”, que havia abusado sexualmente de uma garota de dez anos de idade na cidade de Aripuanã/MT.

Em 2014, já foram devolvidos diversos veículos produtos de crimes no Brasil, sendo que recentemente houve a devolução a PM de Mundo Novo, de um caminhão trator  seminovo roubado em Goiás, além de vários carros de luxo e o encaminhamento  de vários marginais  a Justiça Brasileira.

O comandante geral da Polícia Nacional de Canendeyú, comissário José Torres Gonzalez, elogiou a parceria com a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul e disse que a intenção é intensificar o trabalho em conjunto, pois quem mais ganha com  tudo isso é a comunidade regional. Por sua vez, o Capitão PM Joeder Martins, comandante do Terceiro Pelotão de Mundo Novo, destacou que “a devolução de veículos produtos de crimes no Brasil por parte dos paraguaios, era algo impensável até pouco tempo atrás, mas graças a Deus, a situação melhorou muito”.

PM-DE-MUNDO-NOVO-PARTICIPA-DE-EVENTO-EM-SALTO-DEL-GUAIRA

PM-DE-MUNDO-NOVO-PARTICIPA-DE-EVENTO-EM-SALTO-DEL-GUAIRA2

Portal Guaíra com informações do SGT Nilson Silva/PM de Mundo Novo


ad