relogioO horário de verão começou às 0h deste domingo (6) em todo o Paraguai e segue até o dia 12 de abril de 2014. Com a mudança, os relógios devem ser adiantados em uma hora, coincidindo com o horário do Brasil por duas semanas. Nas regiões de fronteira, brasileiros e paraguaios precisam ficar atentos. No Brasil, o novo horário entra em vigor no dia 20 e será encerrado no dia 16 de fevereiro de 2014.

Em comunicado publicado no portal do Ministério de Obras Públicas e Comunicações, a Administração Nacional de Eletricidade (Ande) – correspondente à Eletrobras – chama a atenção para a colaboração de toda a população e dos vários setores da economia na redução do consumo de energia.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

A estatal destaca ainda a “importância de que o consumo de energia elétrica no comércio seja finalizado, na medida do possível, ao mesmo tempo em que se encerrar a luz solar, a fim de que depois deste horário o setor não contribua com o aumento da demanda no horário de pico do sistema interconectado nacional”, já bastante fragilizado pelos constantes apagões.

Brasil
De acordo com o decreto nº 6.558, publicado no Diário Oficial da União do dia 30 de setembro, “a hora de verão vigorará nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal”. Este ano, o Tocantins não será afetado pela mudança.

Portal Guaíra com informações do G1