Que a Educação Adventista aposta em propostas pedagógicas modernas não é novidade para ninguém. Mas agora a inspiração ganhou até mesmo um incentivo público de Ana Maria Braga. Num vídeo promocional, chefs de cozinha renomados (Claude Troisgros e Erick Jacquin) e a própria apresentadora mandam um recado carinhoso para as famílias dos alunos das escolas adventistas.

Isso porque a Associação Oeste Paranaense da Igreja Adventista do Sétimo Dia lançou o 1º Concurso MasterChef. O programa tem como objetivo integrar família, escola e especialistas num grande concurso de comidas saudáveis.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

O projeto, com etapas classificatórias, envolve sete instituições de ensino (Cascavel, Guaíra, Campo Mourão, Umuarama, Toledo, Goioerê e Foz do Iguaçu) e vai premiar receitas criativas e de raro sabor em quatro fases. Todas as receitas devem ser ovolactovegetarianas (não são permitidos alimentos com carne) e contemplam a etapa de vídeo (que deve, no máximo, ter dez minutos e pode ser editado) e de degustação.  “A ideia é praticar nossos princípios e valores. Nós defendemos o aprimoramento intelectual, uma mente saudável e também um corpo saudável. Parte mental e física”, explica Andreia Bertoli, diretora da unidade de Guaíra.

As inscrições estão abertas até o dia 28 de maio e são efetuadas por família dos alunos da Educação Infantil ao quinto ano do ensino fundamental. A primeira etapa consiste em avaliação dos vídeos (mês de maio). A segunda, marcada para junho, definirá o prato campeão da sala. “Na fase de degustação, teremos um corpo avaliativo formado por chefs de cozinha, nutricionista, enfim, profissionais da área gastronômica”, acrescenta Andreia.

Andreia Bertoli, diretora da unidade de Guaíra

Na semifinal, prevista para agosto/setembro, os avaliadores definirão o prato que representará Guaíra na grande final, em outubro, na cidade de Cascavel.

Lá, as famílias concorrerão com os campeões das outras sete unidades escolares da região.

A cada etapa, a família classificada receberá uma premiação, que ainda está sendo definida pela organização do concurso.

“O projeto MasterChef da Educação Adventista do Oeste do Paraná trabalha o amor ao próximo, a integração familiar, alimentação saudável, desenvolvimento de dons e talentos e a gente já percebe que a proposta vai muito além do fato de cozinhar. O objetivo é promover momentos especiais em família, levar os nossos alunos a entender que comer de forma saudável é gostoso, é legal, e por fim divulgar que através dos nossos dons conseguimos abençoar a vida de muitas pessoas. Eu não tenho dúvida que serão momentos especiais que os nossos alunos terão com as nossas famílias. Já temos muitos alunos empolgados e este é mais um projeto que vem mostrar o poder da nossa educação, o poder da escola e o envolvimento entre aluno, família, escola, todo mundo trabalhando junto, com os mesmos objetivos”, detalha  Anderson Henrique Araújo, professor de ensino religioso e coordenador local do concurso.

Anderson Henrique Araújo, professor de ensino religioso e coordenador local do concurso

Assim, buscando alternativas de ensino, de apoio maciço à cultura, de promoção de valores, de soluções saudáveis, a Escola Adventista (cujo slogan é “muito além do ensino”) vai provando que estudar é mesmo um prato cheio.

Redação Portal Guaíra