Pastor Eduardo, diretor Escola Adventista de Guaíra

“Muito além do ensino” é o lema da Escola Adventista, uma rede educacional que conta com mais de 500 escolas somente no Brasil, com quase 8 mil em todo o mundo, num total de 165 países.

Pensar alto faz parte do DNA Adventista. Por isso mesmo, Eduardo Jacinto da Silva, o pastor Eduardo, assumiu a direção da unidade guairense com a mente alada. “Temos que sonhar alto, pensar grande. Não podemos nos contentar só com essas quatro paredes”, exemplifica.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Sem titubear, elege a sua meta para Guaíra: ajudar a implantar, ainda que em longo prazo, o ensino médio na cidade.

O homem que se converteu após a morte de sua mãe e saiu de São Paulo para estudar no internato na cidade paranaense de Braganey tem sido abençoado. Formado em teologia pela Faculdade Adventista da Bahia, ele acabou recebendo também “o chamado”, como gosta de frisar, para a educação. Agora, prestes a se formar em pedagogia e profundamente ligado ao magistério, Eduardo carrega consigo todos os sonhos do mundo. “Quero que a Escola Adventista de Guaíra seja ainda mais relevante. Mais projetos, mais presença na comunidade, mais parcerias”, diz, empolgado.

Ciente de que a cidade passa por uma transformação e se prepara para um crescimento, ele quer preparar a escola para novos e ousados passos. “A cidade é promissora. Eu já a conhecia, mas estou encantado. Essa relação da cidade com a natureza, essa tranquilidade, esse jeito receptivo do povo guairense… É uma cidade fascinante e pelo que pude perceber, é uma cidade preparada para o desenvolvimento”, relata.

De fácil convívio e ávido por enlaces, Eduardo tem visitado entidades, conversado com professores e com a equipe pedagógica. “Quero neste primeiro momento entender o processo, aprender sobre as dinâmicas, conhecer melhor a cidade. Depois vamos traçar os nossos objetivos de médio e longo prazo na prática”.

Algumas parcerias já estão a caminho.

A escola prepara um concurso de redação sobre o tema do cooperativismo, fruto de um laço com o Sicoob.

Observador e bom frasista, Eduardo volta e meia cita o slogan adventista “muito além do ensino”. Um bom slogan é como um norte, um lema. É assim desde a Antiguidade até os dias de hoje. “Yes, We Can” (“Sim, Nós Podemos”), balizou o governo Obama. “Make America Great Again” (Tornar a América Grande Novamente) foi a frase de Donald Trump. “Brasil acima de Tudo, Deus Acima de Todos”, “Um Governo Para Todos”. Cada um escolhe o seu “salmo” predileto.
Eduardo tem o seu: “tornar a escola ainda mais relevante”.

A Adventista tem o seu, convém lembrar: “Muito Além do Ensino”. E este além envolve a formação de valores, a disseminação de ideais e a proliferação de sonhos, essa palavra que move o mundo e acalenta dores.
Os sonhos não envelhecem.

Redação Portal Guaíra