A Delegacia de Polícia Federal em Guaíra realizou na manhã da última sexta-feira (25) operação de incineração de drogas.

A ação faz parte da programação da 23ª Semana Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJPSP), que inclui a realização de incinerações em diversas unidades da PF em todo o território nacional.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Um efetivo de 20 policiais federais em 6 viaturas seguiu em comboio no início a manhã até uma unidade industrial no município de Mundo Novo, já no Estado vizinho do Mato Grosso do Sul.

O forte aparato policial que contou com o apoio da aeronave do Grupamento de Operações Aéreas da Polícia Civil do Paraná, o GOA, encontra justificativa no imenso volume de drogas que foi encaminhado para destruição: mais de 10 toneladas de entorpecentes.

Nesta que é a segunda operação de destruição de drogas de 2021, a PF de Guaíra está incinerou 9,876 toneladas de MACONHA; 16 kg de SKUNK; outros 131,5 kg de CRACK e 492 kg de COCAÍNA.

Esta impressionante quantidade de entorpecentes é fruto do trabalho repressivo realizado pela PF e pelas demais foças de segurança pública que atuam na circunscrição da Delegacia de Guaíra, como PMPR, PRF, BPFRON e PCPR.

Em fevereiro a PF de Guaíra já havia destruído 9,667 toneladas de entorpecente em ação semelhante, o que demonstra a intensidade das ações realizadas pelas forças de segurança pública da região no combate ao tráfico de drogas.

No ano de 2020 a PF Guaíra havia incinerado mais de 60 toneladas de entorpecentes e a expectativa é manter os elevados índices de apreensões dos últimos anos.

Somente nos últimos dias, como fruto das ações planejadas para a Semana Nacional de Políticas sobre Drogas, a PF de Guaíra apreendeu mais de 1 tonelada de substâncias ilícitas.

Na madrugada do dia 20/06, em ação conjunta da PF, BPFRON e BOPE em Pato Bragado, mais de 740 kg de maconha foram apreendidos enquanto a carga era descarregada nas margens do Lago de Itaipu.

Em outra ação conjunta, desta vez em Guaíra e envolvendo PF, PMPR e Exército Brasileiro, foram apreendidos outros 473 kg de maconha em uma embarcação que fazia a travessia da droga do Paraguai para o Brasil.

Ao longo da semana foram realizadas diversas ações em pontos estratégicos, tanto nas rodovias como nos rios e no Lago de Itaipu, incluindo barreiras com equipes da PF, BPFRON e PRF, ocasião em que foram utilizados os cães farejadores das instituições.

A programação da Semana Nacional de Política sobre Drogas encerra no sábado, mas o trabalho de repressão ao tráfico de drogas na região segue incessante e ininterrupto.

PF/Guaíra/PR
Disque denúncia: (44) 3642-9131

Portal Guaíra com informações da PF