A rainha Elizabeth 2ª morreu na tarde desta quinta-feira (8) após ficar sob supervisão médica, informou o Palácio de Buckingham. A monarca britânica, de 96 anos, faleceu em sua residência em Balmoral, na Escócia, onde estava de férias desde julho.

Na manhã desta quinta-feira (8) o mundo parou com o comunicado que dizia: “Após uma avaliação mais aprofundada esta manhã, os médicos da rainha estão preocupados com a saúde de Sua Majestade e recomendaram que ela permaneça sob supervisão médica”.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

O comunicado foi publicado depois que a rainha saiu de um de seus compromissos, na quarta-feira (7), com a recomendação médica para descansar.

Após as notícias da saúde debilitada da rainha, o príncipe britânico Harry e sua esposa Meghan viajaram para o Castelo de Balmoral, na Escócia, para ficar com a rainha Elizabeth.

Conheça a trajetória da rainha Elizabeth II

A rainha Elizabeth II teve o reinado mais longo do Reino Unido. A monarca nasceu em Londres, no dia 21 de 1926. Elizabeth foi batizada em 29 de maio na capela particular Palácio de Buckingham.

Ela se tornou herdeira quando seu tio, Edward 8º, abdicou em 11 de dezembro de 1936, e seu pai se tornou o rei George 6º. Ela tinha 10 anos.

No dia 20 de novembro, de 1947, Elizabeth se casou com o tenente da Marinha Philip Mountbatten, um príncipe grego, na Abadia de Westminster, em Londres. O casal teve quatro filhos: o príncipe Charles (nascido em 1948), a princesa Anne (1950), o príncipe Andrew (1960) e o príncipe Edward (1964). Philip morreu em abril de 2021, aos 99 anos.

Elizabeth subiu ao trono com a morte do pai em 6 de fevereiro de 1952, enquanto ela estava no Quênia em uma viagem real. Ela foi coroada em 2 de junho de 1953 na Abadia de Westminster, a primeira coroação a ser televisionada.

Quando ela assumiu, Josef Stalin, Mao Zedong e Harry Truman lideravam União Soviética, China e Estados Unidos, respectivamente, enquanto Winston Churchill era o primeiro-ministro britânico.

Ela trabalhou com 15 primeiros-ministros. Durante seu reinado, houve 14 presidentes dos EUA, todos os quais ela conheceu, exceto Lyndon Johnson.

Em 9 de setembro de 2015, ela ultrapassou os 63 anos, 7 meses, 2 dias, 16 horas e 23 minutos que sua tataravó, a rainha Victoria, passou no trono para se tornar a monarca mais longeva do país em uma linha que remonta ao rei normando William, o Conquistador, em 1066.

Elizabeth permanece rainha de 15 reinos, incluindo Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia, Jamaica, Antígua e Barbuda, Bahamas, Belize, Granada, Papua Nova Guiné, Ilhas Salomão, São Cristóvão e Névis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas e Tuvalu.

– Ela celebrou seu Jubileu de Platina – o 70º aniversário no trono – em 6 de fevereiro de 2022.

Com informações de Michael Holden e Alex Richardson da Reuters/Ric Mais