Durante uma operação conjunta realizada pelo ministério da Agricultura (Mapa) e ministério da Justiça e Segurança Pública (MJ) foram apreendidos 275,5 litros e 10,9 toneladas de defensivos agrícolas irregulares em Mato Grosso. As operações denominadas Ronda Agro II e Hórus aconteceram durante os dias 13 a 18 de dezembro, com o objetivo de proibir o comércio e o uso de defensivos agrícolas irregulares com princípios ativos proibidos no Brasil e produtos contrabandeados de países vizinhos.

Os produtos foram recolhidos durante fiscalizações em seis empresas, 40 propriedades rurais, uma indústria e um veículo transportador em trânsito. A operação atuou nos municípios de Primavera do Leste, Poxoréu, Campo Verde, Paranatinga, Rondonópolis, Itiquira e Pedra Preta.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Os auditores fiscais federais agropecuários do Mapa e fiscais do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado do Mato Grosso (Indea) lavraram 29 autos de apreensão e 28 autos de infração, totalizando 57 autuações.

Essa foi a segunda ação nacional conjunta entre o Programa de Vigilância em Defesa Agropecuária para Fronteiras Internacionais (Vigifronteira) e o Programa Nacional de Segurança de Fronteiras e Divisas (Vigia), como parte do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras. A equipe apreendeu ainda um veículo roubado e interceptou um veículo, que estava transportando 1.360 kg de carnes suína e bovina de origem desconhecida. As mercadorias foram destruídas. Os órgãos ambientais e de vigilância sanitária interditaram um matadouro clandestino.

Portal Guaíra com informações do Canal Rural