imagem ilustrativa

Comunidade composta por mais de cinco mil pessoas, a Aldeia Porto Lindo, situada em Japorã/MS, Município do extremo sul de Mato Grosso do Sul, na divisa com o Paraguai, tem enfrentado diversos problemas ocasionados pelo uso de drogas lícitas e ilícitas.

A situação fez com que os líderes dos guaranis, apoiados por gestores de órgãos governamentais, que desenvolvem atividades voltadas aos indígenas, passem a discutir estratégias para combater a violência no local.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Aconteceu na última quinta-feira (03), na Porto Lindo, uma reunião em que estiveram presentes, diversos indígenas, entre os quais agentes de saúde e educadores, membros da Fundação Nacional do Índio, da Sesai (órgão que cuida da saúde dos índios) e Policiais Militares, entre eles, o Tenente-coronel Cesar Freitas Duarte, comandante do Décimo segundo Batalhão, que tem jurisdição sobre a região, o capitão Joeder Martins, comandante do Pelotão de Mundo Novo e a subtenente Maíra Torres, que comanda a PM de Japorã.

No encontro, após a exposição detalhada da situação, foi dito que comerciantes da região vendem deliberadamente aos indígenas, bebidas alcoólicas e tiner, substância usada na dissolução de tinta de pintura e que tem poder alucinógeno quando de sua inalação, o “seqüestro” dos cartões de benefícios dos índios por parte destes negociantes, além da entrada de pessoas estranhas na Aldeia, o que fomenta o tráfico de drogas e outros tipos de violência.

Entre as medidas a serem tomadas, está à criação de uma comissão que irá gerir um corpo de segurança indígena e a obrigatoriedade de cadastro para qualquer pessoa estranha que queira adentrar a Aldeia, seja em veículo ou a pé.

Foi definido também que a Polícia Militar de Japorã, irá intensificar o trabalho de patrulhamento nas proximidades da Porto Lindo, além de abordar veículos estranhos que transitem pela região.

imagem ilustrativa
imagem ilustrativa

Portal Guaíra com informações do Sargento Nilson Silva/PM Mundo Novo/MS