MS-E-O-11-NO-INDICE-DE-AGRONEGOCIO-NO-BRASILMato Grosso do Sul é o 11° Estado mais competitivo no agronegócio, entre os 27 do país. O ranking foi divulgado ontem (3) pela CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) e pretende auxiliar no direcionamento dos investimentos necessários para reduzir as desigualdades no campo e aumentar a competitividade rural.

Conforme o ranking por Estado, São Paulo aparece em primeiro com índice de 0,752, seguido por Santa Catarina com 0,611 e Distrito Federal com 0,608. Mato Grosso do Sul aparece em 11° com 0,425, uma posição abaixo de Mato Grosso, que tem 0,450. Nas últimas posições aparecem Sergipe em 26°, com 0,225 e Amapá em último com 0,207.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Para compor o índice, a CNA analisou seis pilares básicos, sendo infraestrutura, educação, saúde, ambiente macro, inovação e mercado de trabalho. Considera 21 variáveis econômicas e sociais que influenciam o desempenho da atividade em cada estado.

O ranking foi consolidado com dados oficiais de 2011 sobre os seis temas pesquisados e o monitoramento será atualizado anualmente. “A CNA trabalha para que a eficiente e competitiva agropecuária brasileira possa se conhecer cada vez mais, superar as dificuldades e, assim, seguir crescendo em ritmo mais acelerado e de forma sustentável”, afirma a presidente da Confederação, senadora Kátia Abreu.

Segundo a Confederação, a produtividade por trabalhador cresceu 142% de 2001 a 2011, porém o setor ainda enfrenta dificuldades para crescer de forma ainda mais rápida e contínua, pois o setor esbarra em gargalos que vão desde a logística e infraestrutura inadequada até a falta de mão de obra qualificada.

O levantamento vem para acompanhar de forma detalhada a evolução de alguns fatores que afetam a competitividade no agronegócio e a identificação de alterações vai possibilitar o desenho de políticas públicas que impulsionem melhorias entre os estados.

Fonte: Campo Grande News