(Foto: Juliana Foscaches/Arquivo pessoal)

Depois de um “passado nebuloso”, Annia Amélia Barbosa perdeu vários dentes por conta de trauma grave. Após dois anos de tratamento e procedimentos ortodônticos, a mulher voltou a “sorrir a toa” pelas ruas de Campo Grande.

Ao finalizar o tratamento, Annia foi surpreendida com um espelho para ver como os dentes tinham ficado. O momento foi registrado em vídeo e mostra, nitidamente, a emoção da mulher ao ver o sorriso reestabelecido. Assista ao vídeo acima.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

“Naquele momento eu deixei todo o meu passado, de tristeza, de angústia. Aquele momento eu me olhei no espelho e vi mais que uma reabilitação, vi uma nova mulher, uma mulher forte, uma vencedora. Eu, naquele espelho, representou tudo o que sonhei um dia. Foi um retorno ao meu passado e olhei a porta de um futuro que lutei para isto”, contou Annia sobre o momento em que viu o sorriso no espelho.

Antes de ter o sorriso de volta, Annia conta que passou por vários momentos difíceis. “Eu perdi dentes, teve desgastes e por ter medo de procurar ajuda e tratamento, eu me retrai muito. Por falta de informação a gente vai deixando, a gente vai abrindo mão de nós”.

Com a voz embargada, Annia lembra que resolveu cuidar dos filhos, atividades domésticas e outras questões antes de dedicar “um tempo” para ela própria.

“Quando eu vi que estava tudo encaminhado, eu disse: agora eu preciso cuidar de mim. Olha aquele momento representou muita coisa. Representou o fechamento do meu passado”, contou com a voz embargada.

O ato de amor próprio foi a chave para a mudança física, como diz Annia. “É muito satisfatório sorrir e ver as pessoas felizes junto comigo. Meus filhos me acompanharam em tudo, foi emocionante para eles também”.

O momento que marcou a “passagem para um futuro melhor” de Annia foi filmado pela dentista e especializada em ortodontia, Juliana Foscaches, que acompanhou a maior parte do tratamento.

Juliana disse que a paciente chegou ao consultório utilizando aparelhos e o quadro de Annia se apresentava de forma delicada, pois algumas falhas precisavam ser preenchidas, para assim, finalizar a reabilitação.

“Ela já estava de aparelhos a muitos anos, ela foi me contar que no total eram 6 anos que ela já estava de aparelho. A gente fez a preparação da boca dela para reabilitação. Ela chegou com algumas ausências, perdeu vários dentes por conta de agressões. Por causa disso, colocamos alguns provisórios para suprir o aparelho e fechar essas ausências para que ela ficasse com mais conforto estético” explicou a dentista.

Annia e Juliana voltam a memória e ambas dizem que a mudança com a reabilitação nos dentes foi nítida. “Cheguei com medo e vergonha por estar naquela situação. A doutora sempre foi parceira, foi uma conquista diária. Tem todo o trabalho de cirurgias muito dolorosas. Fiz vários processos para chegar no resultado”, lembrou a mulher.

O sorriso de Annia, que antes era contido, agora, é esbanjado, seja ele para qual motivo for. “Antes eu tinha vergonha de sorrir. Agora eu dou risada até quando não quero”.

Portal Guaíra com informações do G1