Após cinco meses de aulas, alunos do quinto e do sétimo ano do ensino fundamental da Rede Estadual de Ensino de Japorã/MS, participaram na manhã de sexta-feira (22), de cerimônia de entrega de certificados de conclusão do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD, promovido pela Polícia Militar.

Uma vez por semana, dois cabos do Terceiro Pelotão da Polícia Militar, equipados como se fossem fazer o serviço de atendimento a ocorrências, isto é, fardados e armados, se dirigem a uma sala de aula, onde através de modernos métodos didáticos, ministra aula nas escolas de ensino público e privado, para os alunos que estejam cursando quinto ou sétimo anos do ensino fundamental.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Proerd 003

Através do livro do estudante PROERD, os conteúdos foram desenvolvidos de forma dinâmica em grupos cooperativos, onde nas aulas são realizadas atividades voltadas ao desenvolvimento das habilidades individuais para que a crianças e os jovens possam tomar suas decisões de forma consciente, segura e responsável.

As crianças aprenderam sobre os riscos e as conseqüências do uso de drogas lícitas e ilícitas. Além disso, tiveram aulas de como evitar o assédio de traficantes e usuários e como dizer ‘não’ às tentações e ardis do submundo dos entorpecentes de forma segura.  Os alunos também tiveram palestras sobre bullying e violência nas escolas e nos lares.

De acordo com o Policial Militar Ailton Rosa, instrutor do PROERD, a missão dos jovens que passaram pelo programa vai além da simples conscientização individual. “Eles devem se transformar em propagadores da mensagem pregada pelo PROERD”.

Proerd 001

O programa também abrange a família, pois existem atividades para serem desenvolvidas em casa, envolvendo assim, os pais, irmãos e demais entes dos alunos.

Professor durante muitos anos, o prefeito Vanderlei Bispo disse que teve a oportunidade de assistir uma aula do Proerd e entendeu que “é  diferente poder aprender com policiais militares. Isso torna o processo mais interessante”.

Por sua vez, o coronel Muniz lembrou que os “pais devem conversar bastante em casa sobre drogas e também em relação ao trânsito, bem como os demais problemas que afligem a sociedade atual, pois o diálogo franco e aberto é o melhor caminho para a solução e prevenção de conflitos familiares”.

No Município de Japorã, quatrocentos alunos freqüentaram aulas do Proerd, porém desta vez apenas 72 adolescentes foram diplomados, visto que 170 jovens são moradores da Aldeia Porto Lindo Ivy Katu, que está em conflito por questões agrárias, sendo definido que os indígenas e estudantes moradores do distrito de Jacareí terão a formatura em outra ocasião.

Em Mundo Novo, 300 adolescentes se formarão dia 02 em evento que ocorrerá no Ginásio de Esportes Professor Moreira.

Estiveram presentes à cerimônia de entrega dos certificados, o Comandante do Comando de Policiamento do Interior Coronel PM Holivaldo Muniz, Major PM César Freitas Duarte, comandante do 12º BPM, o Capitão PM Joeder Martins, o Tenente Bombeiro Edenilson Domingos, a Sargento Maira Torres, comandante local da PM, o prefeito Vanderlei Bispo, membros da Polícia Nacional do Paraguai, várias outras autoridades civis e militares, além de vereadores e secretários municipais.

Proerd 005

Portal Guaíra com informações da PM de Mundo Novo