SEMAE (Foto: Guilherme Heinzen)

O baixo índice pluviométrico dos últimos dias começa gerar preocupação para os colaboradores do SEMAE (Serviço Municipal de Água e Esgoto de Mercedes). Contudo, conforme os funcionários do departamento, a situação em Mercedes é de alerta, não tendo, de imediato, a possibilidade de racionamento de água no município.

Mesmo que a demanda no município seja alta, a captação de água, para a cidade, é feita através de dois pontos: poço artesiano, localizado na Linha São Marcos e a captação “superficial” localizada na Linha Sanga Mineira que, momentaneamente, suprem a demanda da população mercedense.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Otavio Fiedler, diretor do SEMAE, ressalta que a principal preocupação em meio à estiagem prolongada é com o poço artesiano da Linha São Marcos, pois, segundo ele, qualquer problema com a retirada de água daquele abastecedouro, pode interromper diretamente o abastecimento de água na cidade de Mercedes.

O diretor do SEMAE enfoca também sobre a manutenção e higienização de reservatórios de água, que será desenvolvida entre os dias 23 e 27 de setembro. Assim, será necessário interromper o fornecimento de água para a execução dos serviços o Semae informa que faltará água em alguns pontos do município.

O cronograma de manutenções é o seguinte: na segunda-feira (23) na parte da manhã o serviço será executado no reservatório subterrâneo (não irá faltar água), reservatório Gleba e Sanga XV de Novembro. A noite, à partir das 21h nos reservatórios apoiado e elevado da sede municipal.

A atividade tem sequência na tarde de terça-feira (24) quando vão ser higienizados os reservatórios da Linha São Marcos e Aimoré.

Na quarta-feira (25) estão programadas as limpezas dos reservatórios do Arroio Guaçu e Sanga Alegre, Três Irmãs e Nova Esperança.

As informações são de Guilherme Heinzen