Na madrugada desta quinta-feira (28), mais uma grande apreensão foi realizada por equipes que participam da OPERAÇÃO HÓRUS, integrada pela POLÍCIA FEDERAL, COBRA/BPFRON/PMPR, TIGRE/PCPR, BOPE/PMMS, PRF, FORÇA NACIONAL e pelo EXÉRCITO BRASILEIRO, com apoio da SEOPI – Secretaria de Operações Integradas/MJSP.

Durante patrulhamento de rotina na zona rural de Mercedes, policiais visualizaram a presença de um caminhão atolado na barranca com grande quantidade de caixas de cigarros paraguaios no chão e iniciaram procedimento de aproximação silenciosa ao Porto Clandestino.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Na tentativa de abordagem, grande correria se iniciou no Porto clandestino e os criminosos conseguiram empreender fuga pela mata ciliar fechada, não sendo encontrados.

Em desdobramento da apreensão e realizando buscas na localidade para realizar a prisão dos envolvidos, os criminosos começaram a desferir disparos de arma de fogo para facilitar a fuga de duas embarcações (que estavam escondidas nas margens do lago de Itaipu) ao Paraguai, o que obrigou pronta resposta das forças policiais envolvidas.

Após o confronto, uma das embarcações naufragou em virtude dos disparos recebido e parte do carregamento ilícito ficou à deriva.

No total foram apreendidos 02 embarcações artesanais de médio porte, 01 caminhão Mercedes 1113 carregado com aproximadamente 400 caixas de cigarros contrabandeados do Paraguai, prejuízo de aproximadamente R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) ao crime organizado da região.

Os materiais apreendidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal de Guaíra para os procedimentos de praxe.

Portal Guaíra com informações da DPF/Guaíra