O prefeito de Marechal Cândido Rondon, Moacir Froehlich e o vice Silvestre Cottica fizeram nesta semana visita às obras de construção da usina hidrelétrica da Cercar. A hidrelétrica está sendo edificada no rio Guaçu, no distrito de Novo Três Passos.

A usina será formada por uma barragem de 200 metros de comprimento por sete de altura, em concreto, e 70 metros em compactação de argila. O canal terá 800 metros de comprimento, 13 metros de largura por quatro de profundidade – 20% a 30% formado por rocha e o restante em argila.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Ele estará interligado à câmara de carga, onde haverá dois dutos reforçados de 2,5 metros cada, que ligam até as duas turbinas do tipo francis. A casa de força fica a 42 metros do canal, onde estarão dois geradores de dois mil kVAs cada, saindo até a subestação, na qual haverá uma rede elétrica de 17 quilômetros (de 34,5 kv), que levará a energia até a subestação da Copel.

O prefeito Moacir gostou do que viu e entende que a obra auxiliará no processo de desenvolvimento local.

_capausina-R

Testes em Cavernoso

A Aneel liberou ontem a operação em teste das três unidades geradoras da PCH Cavernoso II. A unidade está em fase final de construção no rio Cavernoso, entre Virmond e Candói. A previsão é de que a hidrelétrica comece a produzir comercialmente no mês que vem. Com potência instalada de 19 megawatts, vai atender à demanda por eletricidade de aproximadamente 50 mil pessoas.

Fonte: Assessoria