Mais nove presos já condenados pela Justiça foram transferidos ontem (09) da cadeia pública de Marechal Cândido Rondon. Oito deles foram transferidos para a Penitenciária Estadual em Foz do Iguaçu, a exemplo dos sete condenados transferidos ainda na terça-feira (08), enquanto um foi cumprir o restante de sua pena na Penitenciária Estadual de Guarapuava. A ação aconteceu sob forte esquema de segurança policial, por volta das 09 horas.
De acordo com o delegado Pedro Lucena, novas transferências devem acontecer até o fim do mês, mas não há uma definição de quantas serão. Dos 53 presos condenados que estavam na carceragem rondonense, restam 37.
“Agora temos que aguardar, mas estamos em contato com a Central de Vagas, em Curitiba, para remover mais condenados da cadeia de Marechal Rondon”, conta. Porém, de acordo com Lucena, as transferências tendem a ser de um menor número de detentos. “Agora é no conta-gotas”, fez analogia o delegado, explicando que o número as remoções devem ser mais raras e em menor quantidade.
A cadeia da Delegacia de Polícia Civil de Marechal Cândido Rondon iniciou a semana com 143 presos, em lugar adequado para 18 pessoas. Hoje, 127 ocupam as quatro celas. A superlotação causou inclusive a preocupação do Ministério Público, que pediu a interdição da cadeia local. A Justiça rondonense acatou o pedido, mas o Governo do Paraná recorreu da decisão no Tribunal de Justiça do Estado.
Portal Guaíra com informações do Jornal O Presente