04Os 161 anos da Polícia Militar do Paraná foram comemorados nesta quinta-feira (20), em Marechal Cândido Rondon com uma solenidade de formatura cívico-militar e desfile que aconteceu na Rua Sergipe, em frente à Praça Willy Barth.

Na ocasião estiveram presentes autoridades militares, entre eles o Major Adauto Nascimento Giraldes Almeida, que está respondendo pelo Batalhão de Polícia de Fronteira, o prefeito de Marechal Rondon, Moacir Froehlich, vice-prefeito Silvestre Cottica, vice-presidente do Legislativo vereador Josoé Pedrali, promotores, secretários, demais vereadores, servidores municipais, lideranças da sociedade organizada, alunos de escolas municipais e estaduais, entre outros.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

O mestre de cerimônias fez uma explanação histórica sobre a Polícia Militar do Paraná, que foi criada como uma unidade de Caçadores em 10 de agosto de 1854, com a denominação de Companhia de Força Policial. Mesmo sem estar ainda completamente organizada, cedeu parte de seu efetivo para a composição dos Corpos de Voluntários da Pátria.

Uma Companhia, incluindo os primeiros oficiais, seguiu para o Rio de Janeiro para se integrar ao 4º Corpo de Voluntários.

Três companhias paranaenses se reuniram a outras duas formadas em Santa Catarina para compor o 25º Corpo de Voluntários, mais tarde incorporado ao 31º CVP, que se destacou como uma das melhores unidades na Guerra do Paraguai e foi uma das últimas a ser desmobilizada.

O Comandante do Batalhão de Fronteira, Major Adauto Nascimento Giraldes Almeida, ressalta a importância desse evento em comemoração aos 161 anos da Corporação. “Esse momento é para render homenagem aos homens e mulheres que fizeram a nossa historia. São 161 anos de muita labuta, muitos homens e mulheres tombaram em beneficio e em prol da sociedade paranaense,” ressaltou o major Giraldes.

O prefeito Moacir Froehlich, por sua vez, mencionou da satisfação do município em sediar um evento desta magnitude e no bom relacionamento que a administração municipal possui com a Policia Militar. “Como rondonense e em nome de todos os 50 mil habitantes participamos deste desfile comemorativo dos 161 anos da PM no Estado do Paraná. Queremos agradecer as diversas corporações que a PM tem em Marechal Rondon. Como forma de contribuição, trabalhamos para que o município tenha melhor qualidade de vida para que as família dos policiais que estão prestando seus serviços possam ter a melhor saúde e educação possível, ter espaços para o lazer, entretenimento e poderem ter um bom convívio familiar e consequentemente, melhor desempenho em suas tarefas. Parabéns a Policia Militar do Estado do Parana.”

Após a solenidade de homenagens, onde cada soldado homenageado foi condecorado com as devidas medalhas pelas autoridades presentes, encerrando a programação, aconteceu o desfile dos militares juntamente com as viaturas utilizadas no trabalho do dia-a-dia.

Para ver mais fotos >> Clique Aqui <<

MARECHAL-RONDON-DESFILE-E-FORMATURA-ANIVERSARIO-PMPR

MARECHAL-RONDON-DESFILE-E-FORMATURA-ANIVERSARIO-PMPR-2

MARECHAL-RONDON-DESFILE-E-FORMATURA-ANIVERSARIO-PMPR-3

MARECHAL-RONDON-DESFILE-E-FORMATURA-ANIVERSARIO-PMPR-4

MARECHAL-RONDON-DESFILE-E-FORMATURA-ANIVERSARIO-PMPR-5

MARECHAL-RONDON-DESFILE-E-FORMATURA-ANIVERSARIO-PMPR-8

[images cols=”four” lightbox=”true”]
[image link=”82880″ image=”82880″]
[image link=”82881″ image=”82881″]
[image link=”82882″ image=”82882″]
[image link=”82883″ image=”82883″]
[image link=”82884″ image=”82884″]
[image link=”82885″ image=”82885″]
[image link=”82886″ image=”82886″]
[image link=”82887″ image=”82887″]
[/images]

 

Para ver mais fotos >> Clique Aqui <<

Portal Guaíra com informações do Portal Rondon