Foto: Arquivo Agência Brasil

Um fenômeno raro poderá ser visto nos céus neste sábado (31), data em que muitos países celebram o Halloween, no Brasil, conhecido como Dia das Bruxas.

Apesar de ser conhecida como “Lua Azul”, ela não é realmente azul, mas sim uma lua cheia como todas as outras. A diferença: essa é a segunda lua cheia deste mês.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Normalmente, o ciclo lunar se repete a cada 29,5 dias ou mais. Portanto, para que a “Lua Azul” apareça, é preciso que a primeira lua cheia ocorra no primeiro ou segundo dia do mês e que este mês tenha 31 dias.

Essas coincidências aconteceram neste mês: a primeira lua cheia foi no dia 1° de outubro e, agora, será possível ver essa fase da lua pela segunda vez. O fenômeno raro acontece a cada 2,5 anos, ou seja, a próxima vez em que a “Lua Azul” aparecerá será em 2023.

Segundo a agência espacial dos Estados Unidos, a Nasa, o termo “Lua Azul’ surgiu na década de 1940. O fenômeno inspirou filmes, livros, músicas e dará um toque especial à noite do Dia das Bruxas.

Além da lua especial, neste sábado, o planeta Urano estará em oposição ao Sol, por isso, ele estará mais brilhante e mais fácil de ser observado. No entanto, é necessário um equipamento, como um binóculo, para enxergar o planeta.

Portal Guaíra com informações da TV Cultura