Em uma parceria entre município e governo estadual, por meio da Cohapar, Secretaria de Agricultura e Abastecimento e Emater, governo federal, por meio da Caixa Econômica e Ministério das Cidades, foram entregues na quinta-feira, dia 08 de agosto, 11 casas populares a pequenos agricultores.

A entrega das chaves foi realizada na comunidade do Cruzeirinho, na propriedade de um dos beneficiados pelo programa, e contou com a presença de autoridades locais e regionais, dentre os quais podemos destacar o deputado estadual Élio Lino Rusch e o diretor administrativo financeiro da Cohapar, Luciano Valério Bello Machado, que representou o presidente Mounir Chaowiche, além de autoridades municipais e dos vereadores Rossano França Triches, Valberto Paixão da Silva e Almir Bueno.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

entrega-vereadores-02

O prefeito de Guaíra, Fabian Vendruscolo, falou sobre os desafios na área de habitação. “As famílias recebem a casa nova de bom padrão e condições acessíveis de pagamento. Temos um grande desafio, mas estamos vendo resultados concretos. No entanto, ainda precisamos avançar. Leve um recado para o Mounir, diga que estamos precisando de mais casas”, disse, bem-humorado.

“Este é um momento singular no país, quando o governo federal segue muito firme no programa de redução do déficit habitacional”, afirmou o gerente da Caixa Econômica Federal em Guaíra, André Cavichiolli. “É um programa que melhora a qualidade de vida e segura o produtor no campo”, acrescentou.

O representante da Cohapar destacou a importância das moradias. “Casa própria é uma forma de ver materializada a cidadania. É um sonho que muitas vezes é um sonho de décadas. Entreguei ainda hoje uma chave para um senhor de 84 anos. Um senhor que está tendo a oportunidade de ter uma casa digna aos 84 anos! Isso é fruto do poder das alianças. É materialização do respeito pelas pessoas”, ressaltou.

O deputado estadual Élio Rush elogiou o programa de moradias rurais no Paraná, destacando o ganho em qualidade de vida dos pequenos agricultores que moravam em condições precárias. “Com as parcerias salutares que o governo do Estado tem buscado, quem ganha é a população”, afirmou.

O vereador Almir destacou a importância da parceria entre as três esferas de governo, federal, estadual e municipal e seu órgãos, para que as políticas públicas, como a habitação, cheguem até o cidadão rural, fortalecendo os agricultores familiares e dando condições de moradia digna.

Mais 50 casas

Além das 11 casas entregues (convênio 142/2011), estão em andamento outras 16 edificações rurais que vão beneficiar agricultores cuja renda anual é igual ou inferior a R$ 15 mil. Fazem parte deste convênio (585/2012) mais 07 moradias destinadas à comunidade negra Manoel Ciriaco dos Santos (quilombola) e outras 07 que dependem apenas da aprovação da documentação exigida, num total de 30 unidades habitacionais.

Para fechar o pacote, foi anunciada oficialmente a destinação de mais 20 casas para Guaíra, cabendo ao município agora a seleção das famílias a serem beneficiadas. “Acreditamos que com este anúncio, estaremos praticamente zerando o passivo de moradias populares para pequenos agricultores. Pelo nosso levantamento, essas 61 casas são um número muito próximo do ideal”, afirma Afonso Faccin, técnico da Emater em Guaíra.

entrega-vereadores

Fonte: Assessoria