Na tarde de quarta-feira (5), o presidente da Câmara de vereadores de Guaíra, Almir Bueno, se reuniu com alguns jovens, membros do Grupo 38ª Festa das Nações de Guaíra (da rede social Facebook), que manifestaram interesse em uma conversa com o vereador para esclarecer dúvidas sobre a festa. O presidente da Comissão Central Organizadora (CCO) da 38ª Festa e vice-prefeito Osmar Volpatto, também esteve presente respondendo a todas as dúvidas e aceitando sugestões e críticas. Os internautas presentes foram Jhonny Hans, Roger Ribeiro, Márcio Garcia e Roberto Dias. Infelizmente, apesar da repercussão do grupo na rede social e da reunião, apenas os quatro estiveram presentes.

As dúvidas giraram em torno dos gastos da festa e das formas de organização, como serão feitas as escolhas dos shows (também foram feitas sugestões nesse sentido), reclamações sobre os valores praticados nas últimas festas para bebidas e parque de diversões, dentre outras. Osmar explicou que esse ano toda a festa será licitada, seguindo orientação do Ministério Público. Por isso, shows, barracas de alimentação, parque de diversões, etc, serão licitados para garantir que as empresas com melhor preço possam oferecer seus serviços à população.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Em função dessa mudança na organização da Festa, a Comissão ainda não marcou sua primeira reunião para começar a definir as atrações culturais e demais detalhes da festa, como apresentações culturais locais, padronização de preço de alguns serviços (como o parque de diversões). Mas isso deve ser feito nas próximas semanas.

reuniao-jovens-sobre-38-festa-das-nacoes-de-guaira2

O presidente da CCO convidou os jovens presentes para que se organizem em grupos e participem das reuniões da Comissão, contribuindo com sugestões para melhorar a festa, que deve passar por outras mudanças esse ano. O grupo do Facebook será uma forma de organizar os interessados em participar das reuniões da CCO.

É importante lembrar que as entidades tem forte poder de decisão dentro da Comissão, uma vez que são elas as principais interessadas nos lucros obtidos pela Festa. E também nesse aspecto, a Festa deve passar por mudanças, já que a maior parcela (55%) do lucro ia para a Creche Lar São Francisco, que foi municipalizada no ano passado, passando para a tutela do poder público municipal. As demais entidades possuíam, até o ano passado: 15% para a Associação Pestalozzi (Escola Mário Luiz), 10% para o Lar São José (asilo), 10% para a Casa da Sopa e 10% para a Pastoral da Criança.

A baixa participação na reunião demonstra a dificuldade em mobilizar a população para efetivamente participar de debates que envolvem o poder público. Mesmo assim, ações nesse sentido são parte da função do Legislativo e muitas novidades nesse sentido serão colocadas em prática ao longo do ano, com objetivo de trazer informação de qualidade à população.

reuniao-jovens-sobre-38-festa-das-nacoes-de-guaira