O Conselho de Medicina do Paraná realiza em outubro a sua tradicional solenidade alusiva ao Dia do Médico, que em 2021 terá a sua 36ª edição, a segunda no formato on-line em atenção aos cuidados sanitários em meio à pandemia. Com transmissão pelo canal YouTube, o evento deste ano será na manhã do dia 17, um domingo, tendo na programação a homenagem à memória das vítimas da Covid-19, a diplomação dos médicos que completam 50 anos de formados com histórico ético exemplar e ainda a premiação da Medalha de Lucas – Tributo ao Mérito Médico, conferida a profissional com destaca atuação em prol de causas sociais e humanitárias.

Pioneiros que servem de exemplo aos que ingressam na formação, que se iniciam ou estão em atividade, 121 médicos diplomados em 1971 vão receber a homenagem do Conselho de Medicina. Entre eles está o pediatra Sidney Ribas Bufara, formado em dezembro de 1971 pela Universidade Federal do Paraná e que concentrou sua carreira profissional em Guaíra, tendo importante papel nos indicadores sociais e de saúde do município que, hoje, conta com 36 médicos residentes ativos. O Dr. Sidney atuou em vários serviços e também foi vereador de Guaíra na gestão de 1993 a 1996.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

A premiação da Medalha de Lucas alcança este ano a pediatra Luci Yara Batista Pfeiffer, em reconhecimento ao seu trabalho de mais de quatro décadas em defesa da infância saudável e da proteção das crianças em situação de risco. Dentre as suas muitas iniciativas está a fundação do Programa Dedica (Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente), hoje mantido pela Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas (Curitiba) e que presta atenção interdisciplinar às vítimas de violência grave ou gravíssima. Criada em 1996, a comenda tinha sido conferida até hoje a outras 17 personalidades médicas. A medalha foi inspirada no evangelista Lucas, patrono dos médicos e que tem a data comemorada em 18 de outubro.

Portal Guaíra com Assessoria