Nesta segunda-feira (21), o Município de Guaíra, representado pela SEMAIM — Secretaria de Agropecuária, Infraestrutura e Meio Ambiente, participaram de uma reunião junto ao IAT — Instituto Água e Terra do Paraná, em Umuarama, para tratar da revisão do ZEE — Zoneamento Ecológico Econômico na cidade.

Segundo o diretor de Meio Ambiente, Luiz Vieira, que participou da reunião, a revisão prévia do ZEE em Guaíra foi concluída recentemente pelo CORIPA — Consórcio Intermunicipal para Conservação do Remanescente do Rio Paraná e Áreas de Influência, o que possibilitou o avanço em mais etapas deste processo junto ao IAT.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Luiz ainda acrescenta que, além desta, outras demandas ambientais foram discutidas junto à instituição, como a interpretação da Lei Federal n.º 14.285/2021, que trata das APP — Áreas de Preservação Permanente, no entorno dos cursos d′água em áreas urbanas consolidadas, entre outras disposições.

“O ZEE é muito importante para definir as áreas ecológicas de Guaíra, com um complexo de informações técnicas e científicas sobre o solo e a parte hídrica do espaço. Uma vez que esta parte está definida, as medidas de proteção ambiental, entre outros fatores, são mais fáceis de serem aplicados e assim obterem melhores resultados”, salientou o vereador licenciado e secretário da SEMAIM, Luis Ferroquina.

Portal Guaíra via Assessoria