Na última quinta-feira (18), o Município de Guaíra, realizou a posse de 11 vereadores mirins, na Câmara Municipal, em uma sessão solene.

A Câmara Municipal aderiu o Projeto Parlamento Jovem no Paraná (Edição 2022), o qual foi promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), em parceria com a Secretaria Estadual de Educação.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

A ideia do projeto é proporcionar aos alunos do ensino fundamental e médio a oportunidade de compreender melhor a divisão de poder no estado, principalmente o legislativo. Além de debater questões da comunidade e considerar possíveis soluções, proporciona aos alunos a oportunidade de desenvolver sua formação política.

É importante salientar que a participação dos jovens na política é fundamental, pois, abre novos horizontes para compreender como em cada contexto histórico e cultural a própria política pode ser reinventada. Dessa forma, os jovens são protagonistas no cenário político brasileiro, visto que sempre desempenharam papel importante nos movimentos sociais, como: postos de liderança em protestos, mundo afora; organização de manifestações; ocupação no espaço público com demandas sociais, políticas, econômicas e culturais. Nas ruas, nas comunidades, nas redes sociais e internet, em geral.

Os alunos dos colégios Cívicos-militares Jaime Rodrigues e Jardim Zeballos participaram de atividades voltadas a conscientização sobre a importância da democracia e todas as etapas do processo eleitoral, registro da candidatura; campanha; votação; diplomação e posse. Os alunos prestaram juramento ao povo, assinaram o termo de posse, elegeram a mesa diretora e usaram a tribuna.

Os mandatos dos vereadores mirins terão a duração até o final do ano letivo, nesse período os alunos diplomados deverão acompanhar as sessões na Câmara, conforme o agendamento da escola, com o objetivo de despertar nos demais estudantes, o interesse pela participação política.

Guaíra - Vereadores Mirins são empossados • Portal Guaíra

Guaíra - Vereadores Mirins são empossados • Portal Guaíra

Guaíra - Vereadores Mirins são empossados • Portal Guaíra

Guaíra - Vereadores Mirins são empossados • Portal Guaíra

Portal Guaíra com Assessoria