(Foto: Reuters/Siphiwe Sibeko)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou no último domingo (17), por unanimidade, o uso emergencial das vacinas Coronavac e da Universidade de Oxford contra a Covid-19.

A campanha de vacinação contra a Covid-19 no Paraná começou na segunda-feira (18), em Curitiba.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

A primeira remessa com 265 mil doses de vacina chegou ao Paraná na noite de segunda-feira (18), e as caixas com os imunizantes foram distribuídas para as cidades do interior na manhã de hoje (19).

Nesta primeira fase, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) prevê que 126 mil pessoas sejam imunizadas. Cada uma delas receberá duas doses da vacina. O cálculo também leva em conta um índice de 5% de perda técnica.

Por motivo das más condições climáticas adversas o voo que levaria a vacina até Cascavel por meio aéreo não saiu da cidade de Pato Branco. O avião iria para Francisco Beltrão e posteriormente para a Capital do Oeste.

Assim, a vacina está em transporte terrestre e chegará por volta das 21h em Cascavel, onde deverá ser encaminha a parte que cabe a 20ª Regional de Saúde de Toledo, sendo possível a retirada às 07h de quarta-feira (20)

O início da campanha da vacinação em Guaíra, deve ter início a partir desta quarta-feira (20), respeitando os grupos prioritários determinados pelo Ministério da Saúde que seguem descritos abaixo.

Trabalhadores da saúde, idosos a partir dos 75 anos e pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas);

Pessoas de 60 a 74 anos;

Pessoas com as seguintes comorbidades: diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave.

Portal Guaíra com Assessoria