O Município de Guaíra realizou no sábado passado (26) o dia D de vacinação contra a gripe. A campanha segue até o dia 09 de maio e as vacinas estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde da família.

Os grupos prioritários são gestantes em qualquer fase da gestação, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas acima de 60 anos, trabalhadores da área da saúde, crianças de seis meses a menores de cinco anos, funcionários do sistema prisional, presidiários e portadores de doenças crônicas – cardíacas, renais e respiratórias. Quem não está nos grupos de risco, pode procurar as clínicas particulares para se vacinar, onde a dose custa em torno de R$ 70.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

A cada ano que passa, a adesão aumenta, segundo o secretário de Saúde, Leandro Danelon. “As pessoas estão procurando se cuidar mais, especialmente depois de perceberem que todas as doenças podem ser fatais quando não existe cuidado. As gripes podem ser perigosas, todos se lembram da H1N1 e do quão rápido e fatalmente ela se desenvolveu”, comentou.

No dia “D”, o movimento nos postos foi intenso. Ana Paula e Luiz Fernandes levaram a filha de dois anos tomar pela segunda vez a dose da vacina contra a gripe. “Ela teve uma gripe muito forte e depois da vacina, nunca mais tivemos problemas”.

O presidente da Câmara de Vereadores, Almir Bueno, acompanhou o trabalho nos postos de saúde.
A vacina é conjugada e age contra os vírus H3N2, H1N1 e Influenza B. A aplicação só não é recomendada a pessoas com reação anafilática em doses anteriores e com alergia grave relacionada a ovo de galinha.

Para se vacinar, basta procurar os postos de saúde de Oliveira Castro, Vila Alta, Eletrosul, Jardim Santa Paula, Bela Vista, Tancredo Neves e posto central, das 08 às 16h30.

???????????????????????????????

???????????????????????????????

???????????????????????????????

???????????????????????????????

???????????????????????????????

???????????????????????????????

Portal Guaíra com informações da Assessoria da PMG