Em LIVE transmitida pelo Portal Guaíra no início da noite de hoje (27), o prefeito Heraldo Trento, ao lado de profissionais de saúde, procurador jurídico e do presidente da ACIAG, Edson Pepe, concedeu uma coletiva de imprensa para falar sobre as novas medidas a serem adotadas pelo Município de Guaíra com relação ao Coronavírus e diversos outros assuntos, como a questão da vacinação da gripe e do veto do reajuste inflacionário para prefeito, vice, procurador jurídico, secretários e vereadores.

A principal medida anunciada, trata-se da abertura do comércio, a partir de quarta-feira, dia 01 de abril, de forma gradativa.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Segundo Trento, a decisão foi tomada após diversas reuniões com entidades, principalmente, com os prefeitos da AMOP, que entraram em consenso para a abertura do comércio.

Vale destacar que em caso de agravamento da situação, não se descarta o fechamento dos comércios mais uma vez.

Na oportunidade, foi apresentado a enquete realizada no instagram do Portal Guaíra: se a população aprovaria a abertura do comércio e 56% disseram que sim. A enquete continua disponível até o final da tarde de sábado (28) e os números podem se alterar.

Há expectativas para os próximos dias (segunda ou terça), pois com a chegada de produtos necessários, haverá um processo de desinfecção das ruas, através do caminhão pipa, exterminando o vírus. A ação acontecerá de início aos arredores de unidades de saúde.

CUIDADOS

O comércio deverá respeitar regras de distanciamento entre pessoas, evitar qualquer tipo de aglomeração de público, manter produtos de higienização, como álcool gel, ao alcance de todos, ventilação adequada nos ambientes e o controle do fluxo de pessoas, entre outras medidas.

AULAS E IDOSOS

Outra questão é manter as aulas suspensas e incentivar para que o público-alvo composto pelos grupos de risco suscetíveis ao novo Coronavírus, como idosos, portadores de comorbidades, hipertensos, diabéticos, cardiopatas e outras enfermidades, permaneçam em suas casas.

CASOS

Atualmente, Guaíra possui 19 casos notificados de Coronavírus, 14 aguardam resultados, 02 confirmados e 03 descartados.

Segundo informações, as duas pessoas com o COVID-19, estão muito bem e estão sendo monitoradas pela Secretaria de Saúde de Guaíra e, logo, poderão voltar para o convívio social. Já as pessoas com suspeita da doença, também estão bem e sendo acompanhadas de perto.

De acordo com o prefeito, atualmente são 600 exames na frente de Guaíra, lá no LACEN, por conta disso, a demora para a confirmação ou não da doença.

Prefeito lembra ainda que testes rápidos estão sendo providenciados pela municipalidade e que serão priorizados os profissionais de saúde, que estão na linha de frente, como também, para que os mesmos não sejam transmissores do vírus.

Heraldo garante que tudo o que os órgãos de saúde exigem, o poder público está seguindo. Pessoas que estão nas faixas de risco e caso necessitem de atendimento, deverão procurar as unidades de saúde, através do telefone (44) 3642-8687, que é a central. O atendimento será feito presencialmente nas casas.

Guaíra – Prefeito Heraldo Trento fala sobre a reabertura do comércio guairense

Gepostet von Portal Guaíra am Freitag, 27. März 2020

Redação Portal Guaíra