A medida vale para atendimentos iniciais, casos suspeitos e entrega de medicamentos (foto: Município de Guaíra/Divulgação)
A medida vale para atendimentos iniciais, casos suspeitos e entrega de medicamentos (foto: Município de Guaíra/Divulgação)

Médicos do CEONC (Centro de Oncologia de Cascavel) iniciaram o atendimento ao câncer em Guaíra. A partir de agora, os pacientes que seriam encaminhados para o atendimento em Cascavel deverão fazer os procedimentos diretamente na Unidade Central de Saúde, todas as quintas-feiras.

A medida vale para atendimentos iniciais, casos suspeitos e entrega de medicamentos. Pessoas com casos mais avançados e que precisam de tratamento especializado continuarão sendo encaminhadas a Cascavel.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Hilda Guckert iniciou o tratamento há um ano e está mais aliviada com o a possibilidade de continuar seu atendimento em Guaíra. “Eu acordava às 03h da madrugada para pegar o ônibus às 04 e passar o dia todo em Cascavel. Era bem complicado. Agora vai ficar mais fácil, gostei muito”, disse.

A diretora do Departamento Médico, Elza Romoda, destaca a importância da parceria estabelecida com o CEONC. “É a realização de um sonho. Como servidora, sei das dificuldades dos pacientes que semanalmente eram encaminhados a Cascavel para realizar o tratamento”, afirma.

Elza conta que o atendimento havia sido programado para fevereiro, mas os detalhes só foram concluídos em março, quando uma reunião em Mundo Novo definiu Guaíra como a cidade a receber os profissionais do CEONC.

Pelo acordo, além dos moradores de Guaíra, os moradores do Cone Sul do Mato Grosso do Sul serão beneficiados também com este novo atendimento na cidade. Tendo vista que as ações serão custeadas pelo SUS, que abrange todo o território nacional, Guaíra terá a missão de receber os pacientes destas demais cidades, assim como fez por anos enviando seus pacientes a Cascavel.

O poder municipal vê nisso uma oportunidade empreendedora, tendo vista que as pessoas que se deslocam para fazer consultas ou aquelas que retiram medicamentos passam o dia na cidade e precisam se alimentar. Assim, os restaurantes, lanchonetes e mercados de Guaíra serão beneficiados com este público flutuante.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que as pessoas que virão à Guaíra para o atendimento com os profissionais do CEONC poderão realizar apenas consultas para esta finalidade e não serão geradas demandas para outros tratamentos na Unidade Central de Saúde. Apenas acontecerá atendimento em casos de emergência, que fogem da característica de atendimento consultivo.

O secretário Marcos Rigolon destaca que a parceria foi realizada com custo zero para o município. “Tudo será custeado pelo SUS (Sistema Único de Saúde), incluindo na conta os medicamentos e o pagamento dos médicos. O SUS cobrirá todos os gastos, assim o cidadão guairense e o poder municipal não terão qualquer custo extra”, afirma.

Portal Guaíra via Assessoria