ad

[dropcap color=”#1e73be”]N[/dropcap]este domingo (17) completam-se 34 anos da tragédia das Sete Quedas. No dia 17 de janeiro de 1982 acontece a queda de uma das pontes do Parque Nacional das Sete Quedas, em Guaíra, provocando a morte de 32 pessoas.

Devido a construção da usina de Itaipu, todos sabiam que aquele seria o último ano das Sete Quedas. A formação do lago iria inundar os saltos. Por isso, milhares de pessoas de todas as partes do Brasil e até de outros países, visitavam Guaíra para conhecer ou se despedir das Sete Quedas.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Isso provocou uma superlotação do parque, o que, aliado à falta de manutenção das pontes, acabou contribuindo para a tragédia.

Além dos 32 mortos, seis pessoas conseguiram ser salvas por pescadores e populares.

No dia 13 outubro daquele mesmo ano foram fechadas as comportas do canal de desvio de Itaipu e começou a formação do lago que levou apenas 14 dias para encher e sepultar definitivamente uma das maiores belezas naturais do mundo.

No final do ano de 2006, o comunicador/jornalista e editor-chefe do Portal Guaíra, Adriel Marcelo, produziu uma Grande Reportagem Televisiva (tipo de documentário) sobre a cidade de Guaíra, como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Jornalismo. Uma parte da produção contou um pouco dessa história, e vale a pena recordar no vídeo logo abaixo. Vale lembrar que a produção foi no ano de 2006, sendo que em 2007 Guaíra completaria 25 anos sem as Sete Quedas (atentar a referência da data), o que é citado varias vezes ao longo do documentário.


SETE-QUEDAS-GUAIRA-PARANA

SETE-QUEDAS-GUAIRA-PARANA-2

SETE-QUEDAS-GUAIRA-PARANA-3

SETE-QUEDAS-GUAIRA-PARANA-4

Redação Portal Guaíra