O Centro de Atenção Psicossocial apresenta uma nova concepção de cuidado para pacientes com transtornos mentais. Estes formam um grupo carente de ações que se direcionem às suas necessidades, visando bem-estar e inserção social.  É nesse contexto que as atividades manuais aparecem como eficiente método terapêutico, resgatando o potencial criativo do homem, buscando uma psiquê saudável e estimulando a autonomia e transformação interna com a finalidade de reestruturação do ser.

caps

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

“Já é bem visível que tais atividades estimularam a concentração dos usuários desse serviço de saúde, auxiliando o tratamento. O tratamento extra-hospitalar oferecido pelo CAPS desempenha um papel fundamental na reinserção familiar e social dos pacientes”, avaliou Ana Lúcia Tormen, diretora do espaço.

caps2

Entre as oficinas pedagógicas realizadas no CAPS I Doce Lar de Guaíra estão as oficinas de tapete, reciclável, fuxico, pintura, poesia e alfabetização.  Outras ações são realizadas, como grupos terapêuticos, atendimento individualizado (consultas médicas e psicológicas), atividades físicas, educação em saúde, e atividades em grupos que desenvolva a integração e inserção dos pacientes.

caps3

O Centro de Atenção Psicossocial é uma instituição destinada a acolher os pacientes com transtornos mentais, estimular sua integração social e familiar, apoiá-los em suas iniciativas de busca da autonomia, oferecer-lhes atendimento médico e psicológico.

caps4

caps5

caps7

O CAPS em Guaíra está localizado na Rua Comandante Moraes Rego, 1063, Centro.

Fonte: Assessoria