A presidente Dilma Rousseff lançou na semana passada, o Pacto Nacional pela Saúde – Mais Hospitais e Unidades de Saúde, Mais Médicos e Mais Formação. Entre os anúncios feitos estão os recursos para construção, reforma e ampliação das unidades básicas de saúde pelo PMAQ – Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica.

No Paraná, serão construídas 207 novas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Guaíra, segundo apurou e informou o vereador Almir Bueno, foi contemplada com 03 unidades, sendo elas: UBS Bela Vista (nova unidade), Tancredo Neves (nova unidade) e Jardim Zeballos (implantação e nova unidade). Além destas unidades, também serão realizadas obras de ampliação e reforma da unidade UBS do Bairro Eletrosul, do Distrito de Doutor Oliveira Castro e da UBS Central.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

VilaAlta

O deputado federal André Vargas, um dos grandes intermediários para que os recursos contemplassem Guaíra, comemorou as novas ações e afirmou que a presidenta Dilma tomou medidas corajosas. “A presidenta tem sido corajosa ao enfrentar os principais temas do país, como a taxa de juros, o preço da energia elétrica e, na saúde, não só vai investir mais nesta área, como na formação de novos médicos, pois não é possível fazer saúde pública sem novos médicos. Enfrentar este debate e fazer com que cada município tenha pelo menos um médico para atender aos maios pobres é uma atitude corajosa”, ressalta.

Vargas destaca ainda que no Paraná serão ampliadas as vagas nos cursos de medicina em Foz do Iguaçu, Umuarama, Guarapuava e Curitiba. “E vamos avançar ainda mais”, destaca o primeiro-vice-presidente da Câmara, deputado André Vargas (PT-PR), que esteve presente na solenidade com a presidente Dilma.

Mais saúde em Guaíra Estes não são as únicas boas notícias para o setor. Guaíra foi contemplada recentemente com uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e com o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). O SAMU já está em fase de concurso público e, junto com a UPA, será instalada no Fundo de Vale.

O concurso público para regularização e ampliação dos médicos e outros profissionais da saúde está com inscrições abertas. Serão contratados 13 novos médicos, além de novos agentes comunitários de saúde, agentes sanitários, auxiliar de enfermagem e agentes de endemias. As provas acontecem em agosto e o prazo final para inscrição é 16 de julho. “Inclusive algumas vagas foram pensadas já para esses novos postos”, afirmou o secretário de Saúde, Leandro de Lima Danelon. Segundo ele, a médio prazo a cidade terá uma nova realidade na saúde pública.

Fonte: Assessoria