ad

[dropcap color=”#dd9933″]N[/dropcap]a última sexta-feira (01), teve início a semana pedagógica da rede municipal de ensino.

A ocasião não poderia ter sido melhor planejada. Os profissionais da educação puderem conferir mais uma espetacular palestra do ícone nacional do setor educacional, professor, Doutor, Cesar Nunes.

O palestrante que fez sua segunda visita a Guaíra, desta vez trabalhou dois temas em uma palestra descontraída e emotiva. Em relação ao primeiro tema, “Formação de Professores e Humanização: novas relações éticas e políticas na escola que acolhe”, Cesar Apresentou as novas diretrizes da educação básica no Brasil, centradas nas premissas de Humanização e Cidadania. Debateu a Formação de Professores na tradição histórica e cultural do Brasil. Apontou a emergência de novas propostas de direitos sociais no Brasil, e apresentou as possibilidades de novas práticas sociais que fundamentem novas condutas éticas e novas práticas culturais. Sempre alertando para a necessidade de tornar todo esse sistema cada vez mais humanizado, mesmo que seja “nadando contra a corrente”, uma vez que temos um cenário cada vez informatizado.

No segundo tema, “o papel da escola e da família na formação ética e cultural dos filhos: humanizar os conhecimentos e esclarecer os afetos na escola do terceiro milênio”, o palestrante apresentou as bases da cultura educacional e escolar sobre matrizes conservadoras e autoritárias e apresentou possibilidades de reorganização da escola e do espaço pedagógico, superação dos modelos pedagógicos tradicionais, centrados em culturas de dominação e repressão, vigilância e punição, assistencialismo e meritocracias, apontou para a necessidade de criação de uma escola que acolhe, que cuida e que educa para a humanização e para a vida democrática e participativa.

Ao som da canção “O que é? O que é?” de Gonzaguinha, Cesar Nunes finalizou as temáticas dizendo que a educação precisa ouvir mais as crianças.

Os trabalhos da semana pedagógica continuaram nesta segunda (04). As professoras tiveram um dia dedicado a preparação para a Volta às Aulas 2019. Foram divididas em três turmas, Educação Infantil, Ensino fundamental e Educação Especial, que possibilitou um trabalho mais personalizado, para cada setor da educação municipal.

A secretária Franciele Danelon, ressaltou que o objetivo da Secretaria Muniicpal da Educação é proporcionar o aprimoramento da equipe de ensino para que o conhecimento seja aplicado da forma como o palestrante Cesar Nunes explana, inesquecível, onde a escola seja uma extensão da família e a família se veja cada vez mais parte importante da educação. “É um caminho longo a trilhar, mas temos que começar, esse ano, temos o desafio de recomeçar com um novo material didático, então vemos que é o momento exato para aplicarmos as técnicas de afetividade no ensino municipal. O ser humano é formado por partes e a escola é uma delas, não podemos apenas formar um aluno, mas devemos ser a extensão na formação do ser humano, temos que nos ver como parte primordial da vida dessas pessoas e entender quão grande é a nossa responsabilidade com os tesouros das famílias de nossa comunidade”, relatou a secretária.

Portal Guaíra via Assessoria


CLINICA SALUTAR