ad

A terça-feira (20) foi marcada pelo início da Semana da Justiça e Paz no Fórum de Guaíra e pelas atividades do Ônibus Lilás. As duas ações foram conciliadas, por abordarem as mesmas temáticas, que é a luta contra a violência à Mulher, medidas de prevenção, proteção e acolhimento.

Dr. Matheus Pereira Franco, Juiz de Direito da Vara Criminal e Anexo da Comarca de Guaíra, destacou os números expressivos de casos de violência doméstica no Estado do Paraná. Em 2017, 26.801 medidas protetivas foram expedidas, em 2018 o número caiu para 23.465 e em 2019, já somam 24.321 até o mês de julho.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Os números mostram uma realidade assustadora, cada dia mais mulheres sofrem violência de seus companheiros, dentro da própria casa. Autoridades presentes na solenidade de abertura destacaram que esses números devem ser ainda mais alarmantes, uma vez que as mulheres se calam na maioria das vezes, por medo, por dependência financeira e por vergonha.

Dr. Sergio Souza Meyer, Promotor de Justiça, enfatizou que a violência doméstica está presente em todas as classes sociais e as que menos falam são as mulheres da classe média e alta, pelo medo da exposição. Dr. Sérgio também destacou a questão de liminares que são retiradas a pedido das mulheres em nome da segunda chance ao companheiro, e que, em quase 100% dos casos se tornam reincidentes ou ainda terminam tragicamente em feminicídio.

O evento é uma iniciativa do Estado e visita todas as cidades do Paraná. Em Guaíra, a realização é por conta do Município de Guaíra, por intermédio da Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Saúde, contando com apoiadores como a Câmara dos Vereadores, Escola de Cabeleireiros e UNIPAR.

O Ônibus Lilás é um espaço seguro e privativo especialmente organizado para atender as mulheres que procuram saber de seus direitos ou quiserem fazer denúncias. No espaço em torno ao Ônibus vários serviços de saúde e beleza estão sendo oferecidos gratuitamente. Ontem (20) e hoje (21) pela manhã o ônibus atenderá na Praça João XXII em frente a Câmara Municipal e hoje (21) na parte da tarde se deslocará para atender a comunidade de Bela Vista.

Os números mostram uma realidade assustadora, cada dia mais mulheres sofrem violência de seus companheiros, dentro da própria casa.

Portal Guaíra via Assessoria