O Município de Guaíra, por meio da Diretoria de Meio Ambiente, da Secretaria de Agropecuária, Infraestrutura e Meio Ambiente, iniciou nesta semana a vacinação gratuita de cachorros no Centro de Controle Animal.

A ação é coordenada pelo médico veterinário e coordenador de Fiscalização Ambiental, Julio Cesar Juvenal, com colaboração do servidor Mauro Gonçalves e da estagiária Lara Freitas.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Segundo Julio, são 500 doses de vacina antirrábica disponíveis. 150 foram disponibilizadas exclusivamente aos protetores de animais independentes e cadastrados no município. As outras 300 doses são destinadas aos demais cachorros previamente cadastrados no projeto municipal Meu Amigão. “A vacinação está ocorrendo para os cachorros cadastrados e serão castrados pelo município. Identificamos os responsáveis pelos cadastros e estamos entrando em contato para trazer o seu cachorro aqui no Centro de Controle Animal, para a vacinação”.

A vacinação irá ocorrer até sexta-feira (22), ou enquanto durarem as doses disponíveis. Caso haja demanda, poderá ser estendida para a próxima semana.

Julio ainda acrescenta que a liberação da castração depende do andamento na burocracia administrativa para aquisição dos materiais e medicamentos utilizados no processo, e assim que tudo for regularizado, será procedida a castração. “Além das que o município irá fazer, o Governo do Estado pretende reativar o programa de castração de cães e gatos no Paraná, e Guaíra será novamente uma das cidades contempladas com o projeto”, destaca.

O vice-prefeito e chefe de Gabinete, Gileade Osti, acompanhado do vereador licenciado e secretário da SEMAIM, Luis Ferroquina, presenciaram alguns dos atendimentos realizados pela equipe, e ressaltaram a importância do ato na garantia de cuidado e saúde ao animal.

Na oportunidade, as autoridades visitaram o espaço do local e acompanharam de perto os investimentos realizados “grandes ações em prol da proteção e do cuidado com o meio ambiente”, destacou Ferroquina.

O Centro de Controle Animal ainda não foi oficialmente inaugurado. No entanto, a equipe já atende no local, com orientações sobre os cuidados necessários, recolhimento e tratamento dos animais feridos, além de outros serviços.

Uma parte do local é destinada aos cavalos apreendidos em vias públicas, que causam risco do trânsito. Ainda, possui espaços próprios para recepcionar cães, gatos, entre outros animais.

O Centro também conta com uma área para tratamento dos animais recebidos, uma sala para exame clínico, além de espaços para os acomodar separadamente dos demais.

A equipe da SEMAIM realizou o plantio de algumas mudas de árvores no local, para proporcionar sombra fresca e perpetuar os incentivos ao meio ambiente.

O vice-prefeito Gileade Osti enfatizou o compromisso do Executivo na busca pela promoção de políticas públicas que garantam a proteção e o direito dos animais domésticos na cidade.

Portal Guaíra via Assessoria