Na última semana, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego realizou visitas aos pontos de pesca do Município de Guaíra.

A equipe da Secretaria, formada pelo vereador licenciado e secretário da pasta, Adriano Richter, junto ao diretor de Pesca e Aquicultura, Thomaz Luiz Zeballos, acompanhados do vereador e presidente da Associação de Pescadores da Colônia Z13, José Cirineu.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Segundo o secretário Adriano, a visita teve o intuito de informar e alertar os pescadores sobre o início do Período do Defeso.

Este período proíbe as atividades de pesca, sejam esportivas ou comerciais, pois, marca o começo da época de reprodução das espécies de pescado, assim perpetuando o equilíbrio da vida aquática. “Em uma boa conversa com os pescadores, levamos boas notícias e vários projetos para 2022, além de acompanhar e observar o manejo do pescado capturado”, explicou, o diretor, Guga.

Vale ressaltar que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego, por intermédio da Diretoria de Pesca e Aquicultura, incentiva a atividade pesqueira em Guaíra, por vários investimentos, como: melhorias nas infraestruturas dos pontos de pesca, orientações técnicas, implantação de software de controle de produção, entre outros.

Para as próximas semanas, o Município de Guaíra irá inaugurar o Ponto de Pesca 056, uma importante obra em parceria com a Itaipu Binacional, que oferece uma infraestrutura adaptada para as necessidades da classe, como energia elétrica, água potável, novos abrigos, e o mais importante: um sistema de monitoramento por imagens, visando a segurança dos pescadores profissionais que atuam e sobrevivem da atividade pesqueira nas águas do Rio Paraná.

“Nossa missão é apoiar e proporcionar condições para que, de fato, o desenvolvimento aconteça. Muitas famílias sobrevivem da pesca profissional e com certeza é uma atividade que merece e necessita de apoio. Pensando nisso, já incluímos no planejamento para esta Gestão 2021/2024, a implantação de mais 03 novos pontos de pesca profissional”, complementou Adriano Richter.

Para registrar o momento das visitas, pousaram para a foto o pescador Ramon Ponce, representante do Ponto de Pesca 055, o vereador José Cirineu, o secretário Adriano Richter. Ao fundo, os pescadores Elias Julio e Cleusa da Aparecida, realizando o manejo do pescado.

Portal Guaíra via Assessoria