[dropcap color=”#81d742″]S[/dropcap]ecretários e coordenadores escolares participaram na quarta-feira (25) de um curso de aprimoramento com Ana Paula Tomczak, do Núcleo Regional de Educação de Toledo.

Ana Paula abordou deliberações sobre normativas para a modalidade de educação especial e a valorização do processo de inclusão.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

“Esse processo é contínuo e muda à medida que avança. Desta forma também encontramos dificuldades e precisamos nos atualizar constantemente até descobrirmos caminhos que resguardem os direitos à qualidade de vida das pessoas com deficiência e/ou com necessidades educacionais especializadas”, afirmou a secretária municipal de Educação, Franciele de Lima Danelon Jesus.

“A inclusão nasce dentro de cada um de nós, mesmo naqueles que já se consideram inclusivos. Sempre temos algo a aprender. Há sempre mais uma fronteira para transpor. Se a inclusão da pessoa com deficiência é dinâmica, como ela está em 2017? Ainda é a mesma de quando surgiu mais ou menos em meados da década de 1990? Esses momentos são suma importância e nos levam a relevantes reflexões para as ações e práticas na Educação Especial”, comentou Elianara Falci, coordenadora de educação especial.

Para Andreia Rodrigues dos Santos Celestrino, secretária da Escola Rita Ana de Cássia, o curso é importante. “Primeiramente quero parabenizar a Secretaria de Educação e a equipe da Educação Especial pela iniciativa de também capacitar os secretários escolares neste tema tão abrangente que é a Educação Especial, pois além da parte pedagógica existe uma série de documentos, normativas e leis que norteiam esta modalidade de ensino devendo ser seguidas. Para nós secretários é indispensável estar se atualizando e aumentando nosso conhecimento”, disse.

Portal Guaíra via Assessoria