O Município de Guaíra, por meio da Secretaria de Saúde, reforçou na quinta-feira (19), o apelo ao cumprimento das medidas e normas sanitárias de enfrentamento ao covid-19.

O coronavírus ainda é um tema muito sensível dentro do cenário atual na cidade. Segundo o boletim informativo de casos ativos publicado no dia 18 de agosto, Guaíra conta atualmente com 28 positivados.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Ainda que a população esteja saturada, ou seja, cansada de “ouvir notícias sobre o covid-19”, ou mesmo que a esperança trazida com o avanço na vacinação dos guairenses possa representar um novo contexto no enfrentamento do vírus, é de suma importância que todos estejam alinhados em manter os cuidados, ao cumprimento das medidas sanitárias de enfrentamento do coronavírus.

Segundo a Coordenadora de Vigilância em Saúde, Erica Gordillo, a 20ª Regional de Saúde de Toledo fez um alerta sobre o surto de novos casos positivos na região, em diversos ambientes, inclusive das Instituições de Longa Permanência – ILPs, e serviços de saúde.

Cabe enfatizar que a vacina não impede o contágio do vírus, nem a sua transmissão. Os estudos dão evidência na redução expressiva de pessoas vacinadas que contraem o vírus e são hospitalizadas, evoluem para casos graves ou chegam ao óbito. No entanto, desde o mês passado, julho, com o início dos surtos, óbitos são registrados nas ILPs, em sua maioria devido aos agravantes de doenças preexistentes.

Neste sentido, a equipe da Secretaria de Saúde reforça o apelo para que, mesmo as pessoas vacinadas, mas que por ventura entrarem em contato com pessoas infectadas, devem igualmente entrar em isolamento, considerando que o risco de transmissão ainda é evidente.

O Secretário de Saúde, Marcos Rigolon, enfatiza: “O momento exige calma e cautela de todos. Estamos vencendo esse vírus e não queremos retroceder nas grandes evoluções que conquistamos. Mantenham as medidas de prevenção ativas, como o uso de máscara, higienização pessoal, uso de álcool, e o distanciamento social. Todo cuidado é necessário”.

Portal Guaíra via Assessoria