ad

[dropcap color=”#81d742″]V[/dropcap]isando o aprimoramento da gestão e a qualificação dos serviços, a Secretaria Municipal de Saúde de Guaíra iniciou no final de maio, com o apoio e assessoria da empresa AM Consultoria & Assessoria Ltda., o diagnóstico e análise dos instrumentos de gestão, além da realização de reuniões técnicas. Neste mês iniciou-se o ciclo de capacitações das equipes, que serão desenvolvidas em 2018/2019. Na primeira capacitação, ocorrida em 18 e 19 de junho, foram realizadas oficinas, abordando a implementação da Gestão Estratégica e Participativa e o Planejamento Estratégico. Participaram do treinamento membros da direção, coordenadores das equipes e setores da Secretaria. A Gestão Estratégica e Participativa é o modelo de gestão preconizada pelo Ministério da Saúde, buscando ampliar o protagonismo de profissionais e trabalhadores na gestão do sistema municipal, bem como, potencializar o controle social, através de capacitações aos membros do Conselho Municipal de Saúde.

O planejamento estratégico permite estabelecer a identidade da Instituição definindo sua Missão, Visão e Valores, assim como, refletir a partir da análise de cenários internos e externos, a realidade vivida pela Secretaria. Nesse sentido, possibilita visualizar no âmbito da gestão, os principais pontos fortes e as eventuais debilidades, subsidiando a construção de objetivos e metas, visando superar os desafios vividos cotidianamente pela Instituição.

Segundo o secretário de saúde, Marcos Rigolon, “as oficinas foram muito úteis possibilitando agregar informações importantes para aperfeiçoar a gestão e gerência dos serviços de saúde no Município”.

Nas próximas etapas, estão previstas oficinas relacionadas a Gestão da Qualidade na Saúde, Monitoramento e Avaliação da Gestão, Painel de Monitoramento de Indicadores, capacitação para os conselheiros de saúde entre os outros. Os trabalhos estão sob a coordenação da equipe de Gestão da secretaria com a execução do projeto a cargo de Alvaro Markoski, consultor em gestão pública da saúde.

Portal Guaíra via Assessoria


ad