ad

[dropcap color=”#81d742″]E[/dropcap]ducação é olhar para o futuro, certo? Certo! Partindo dessa premissa, a Secretaria Municipal de Educação organizou na segunda-feira (05), o primeiro curso de capacitação exclusivamente destinado aos 100 estagiários que compõem o quadro da secretaria.

A ideia de dar uma atenção especial aos estagiários já estava nos planos da secretária Franciele de Lima Danelon Jesus e também no plano de governo da atual gestão de Heraldo Trento.

Nestes primeiros 100 dias, a equipe técnica da secretaria organizou diversos encontros visando a montagem do curso realizado ontem. Foram conversas internas, reuniões com diretoras e coordenadoras, professores e especialistas no assunto. “Queríamos saber quais as necessidades das escolas, o que eles pensavam como estágio ideal, quais as limitações”, explica a secretária Franciele.

Depois de reunir estas informações, a secretaria procurou o curso de pedagogia da Unipar e iniciou a montagem de um trabalho coletivo que atendesse a todas expectativas para um processo verdadeiramente enriquecedor para os estagiários. “A tentativa foi propor algo democrático, participativo, por isso ouvimos e montamos essa capacitação coletivamente. Também queríamos algo que realmente agregasse valor aos estagiários”, destaca.

Se os alunos representam o futuro, também os estagiários merecem entrar nessa categoria. Afinal, eles são alunos prestes a se tornarem mestres, daí a preocupação da secretaria. “Queremos olhar para o estagiário com o valor que ele merece. Eles serão os professores de amanhã, então a formação deles é fundamental para nós”, ressalta Franciele.

A palestra “Ética, Postura, Relacionamento Interpessoal: Os Desafios do Trabalho em Equipe num Ambiente Escolar” foi ministrada por José Ricardo Skolmovski, professor e coordenador do curso de pedagogia na Unipar.

Ainda de acordo com a secretária Franciele, este foi apenas o primeiro trabalho direcionado aos estagiários. “Temos o compromisso de amparar o acadêmico. O estágio na prefeitura é uma excelente oportunidade para aliar teoria e prática, então cabe a nós proporcionarmos essa experiência da melhor forma possível. Assim, incentivamos o estagiário a perguntar, quebrar o gelo. Formar um bom profissional é salutar para todos”, conclui.

Portal Guaíra via Assessoria


CLINICA SALUTAR