Cada vez mais perto da celebração do maior símbolo de patriotismo nacional, o Município de Guaíra se prepara na organização da Semana da Pátria 2021, que ocorre nos 07 primeiros dias do próximo mês, em setembro.

A organização é realizada pela Secretaria de Educação, sendo um dos eventos mais consagrados da cidade. Infelizmente, devido a pandemia do coronavírus, a grande celebração do Desfile Cívico e Militar no dia 07, que contava com apresentações culturais produzidas pelos professores e alunos das escolas municipais e dos projetos sociais culturais de Guaíra, não pôde ser realizada no ano passado, 2020.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Vale destacar que a comemoração também continha com um dos ritos mais céleres de todo a cerimônia, que é o hasteamento da bandeira no período da manhã e o arriamento ao final da tarde, na Praça do Chafariz. Nos dois momentos havia a execução do hino nacional brasileiro.

Na tarde de terça-feira (17), a equipe de Educação reuniu as Diretoras das escolas municipais para apresentar uma ideia inovadora e não deixar a marcante Semana da Pátria ser, mais uma vez, relegada.

Baseada em toda a experiência adquirida no último ano, principalmente com a inserção da educação digital e híbrida, a equipe propôs a realização de uma Semana da Pátria no formato digital. A iniciativa foi acolhida e aclamada pela comunidade escolar.

Para isso, serão escolhidas 08 apresentações escolares culturais, nos padrões que ocorriam no Desfile Cívico e Militar. Elas serão gravadas e veiculadas uma vez ao dia, durante a semana do dia 01 a 07 de setembro. No dia 07, as apresentações serão novamente postadas em horários agendados nas redes sociais do município.

As apresentações serão definidas pela equipe da Secretaria de Educação e devem ser gravadas já nos próximos dias, se a organização ocorrer dentro do cronograma estabelecido.

A Secretária Franciele Danelon enfatiza que as apresentações culturais serão gravadas e apresentadas no meio digital, no entanto, o ato do hasteamento da bandeira será realizado presencialmente, às 07h, com arriamento às 17h, do dia 01 a 07 de setembro, no local habitual, a Praça do Chafariz. “Enfatizo que o ato cívico militar de hastear e arriar a bandeira na Semana da Pátria é aberto para todos que quiserem exercer a cidadania e cantarem o Hino Nacional Brasileiro na presença do maior símbolo do país, a Bandeira Nacional. As forças militares também farão parte deste momento. Quem quiser comparecer, será mais do que bem-vindo”, reforçou.

Portal Guaíra via Assessoria