A Secretaria de Agropecuária, Infraestrutura e Meio Ambiente, realizou a instalação de um container coletor de lixo eletrônico, em quiosque ao lado do Chafariz.

A ação faz parte do projeto RECICLA GUAÍRA, e em breve estará disponível para recebimento de materiais eletrônicos, que terão um destino certo, a ACG – Associação de Catadores Guairenses. Os materiais recebidos irão passar pela triagem, separação das peças e destinação correta.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

A aquisição de produtos eletrônicos é uma prática muito crescente nos últimos anos. O acelerado avanço tecnológico faz com que as pessoas substituam rapidamente seus produtos por outros novos e mais modernos, gerando uma enorme quantidade de lixo eletrônico. Esse lixo, quando descartado incorretamente, é muito prejudicial à saúde das pessoas e ao meio ambiente. Em Guaíra, todo o material que é fruto da coleta de lixo eletrônico passa previamente por triagem. Esse processo é conhecido como logística reversa. No entanto, essa é uma responsabilidade de todos.

No Brasil, esse aumento da comercialização de produtos eletrônicos tem gerado grandes problemas ambientais, com destaque na poluição do próprio meio ambiente. Entre os países subdesenvolvidos, o Brasil é o país que mais gera lixo eletrônico no mundo.

Em Guaíra, a Diretoria de Meio Ambiente desempenha diversas atividades de apoio à reciclagem e preservação ambiental. O principal objetivo é amenizar os grandes impactos do nosso Município, visando o bem estar de todos.

Confira abaixo a lista de materiais aptos para serem recebidos no container:
-Computadores;
-Tablets;
-Monitores;
-Teclados;
-Impressoras;
-Câmeras Fotográficas;
-Aparelhos de Som;
-Televisores;
-Geladeira;
-Fogão;
-Micro-ondas;
-Rádios;
-Telefones;
-Celulares;
-Carregadores;
-Baterias;
-Pilhas;
-Fios.

O local de encontro do container passará por readequações, visando o melhor atendimento de todos, e por isso, no momento, o container não estará aberto. Mas, segundo a equipe da Secretaria, já nos próximos dias a comunidade guairense receberá um local adequado e estruturado para o recolhimento do seu lixo eletrônico.

O Secretário, Luis Ferroquina, destaca: “Graças ao esforço de toda a equipe, estamos cada vez mais avançando na preservação do nosso meio ambiente. Diversas ações foram realizadas e temos mais novidades para os próximos dias. Juntos, vamos promover o desenvolvimento de Guaíra e trabalhar ativamente para que o meio ambiente também seja preservado”.

Portal Guaíra com Assessoria