A Secretaria de Saúde por meio da Vigilância Sanitária iniciou a realização de testes rápidos para efetuar um levantamento de casos de COVID-19 na população do Município de Guaíra.

Foram disponibilizados 1.100 testes-rápidos pelo Governo do Estado e adquiridos mais 500 testes pelo Município. Estes testes tem por objetivo detectar anticorpos em pessoas que foram infectadas com o vírus e conhecer o verdadeiro número de casos positivos, servindo também como teste de triagem de pacientes sintomáticos e assintomáticos.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Até data de ontem (06), foram realizados 122 testes-rápidos em pessoas com histórico de sintomas gripais ou que tiveram contato com pessoas que testaram positivo para o COVID-19 desde o início dos casos em Guaíra.

Das 122 pessoas testadas, 116 tiveram diagnóstico negativo e 6 foram positivos. Dos 6 casos positivos, 5 pessoas são da mesma família onde estiveram em contato com uma pessoa que teve o diagnóstico positivo no mês de abril, na época os pacientes apresentaram sintomas leves da doença. No outro caso, a pessoa também teve sintomas respiratórios leves no mês de abril. Todos os 6 casos positivos foram monitorados e cumpriram rigorosamente a quarentena, evitando assim, a disseminação da doença para outras pessoas.

Apesar dos dados positivos entrarem somente agora no boletim, estas pessoas já estão curadas e não oferecem mais risco de transmitir o COVID-19 para outras pessoas. Com mais este apoio de diagnóstico por meio dos testes-rápidos, a Vigilância Epidemiológica agora possui mais um recurso para as ações de triagem do paciente, para utilizar como estratégia de contenção da transmissão e monitoramento do histórico da evolução da doença em Guaíra.

Portal Guaíra via Assessoria