[dropcap color=”#dd9933″]O[/dropcap] prefeito Heraldo Trento e o secretário do Planejamento, Luiz Mitsuo Shiomi, receberam no gabinete do prefeito, a comissão da Sanepar designada para apresentar o projeto da rede coletora de esgoto que vai atender a região do Jardim Santa Paula e do Jardim Guaíra. A comissão da Sanepar foi composta pelo gerente regional da Sanepar Fabio Oliveira, o engenheiro Adilson Bortoluzzi e o fiscal Joaquim Gonçalves.

As obras darão conta de todo o Jardim Santa Paula, parte do Loteamento Companhia Mate Laranjeira (que fica próximo ao Santa Paula), incluindo a Escola Municipal Arthur da Costa e Silva.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

No Jardim Guaíra, as intervenções contemplarão a parte mais antiga do bairro, entre as ruas Alberto Waldow e o Córrego do Meio.

Segundo Shiomi, todos os projetos de engenharia estão concluídos e deve ser aberto agora um processo licitatório. As obras estão orçadas em mais de 5 milhões de reais.

Tanto o Jardim Santa Paula como o Jardim Guaíra sofriam com a falta de esgotamento sanitário. O problema era agravado com a descarga de esgoto diretamente no córrego do Meio, o que causava a poluição do mesmo e, consequentemente, do rio Paraná.

O histórico problema já havia sido levantado pelo poder público municipal. Em outubro de 2015, o Conselho de Saneamento e Comitê de Esgotamento Sanitário havia proposto que o Jardim Santa Paula fosse prioridade dentro do planejamento da Sanepar.

A companhia de água do Paraná tem o compromisso de garantir que Guaíra tenha no mínimo 95% de rede coletora de esgoto até 2027, de acordo com a contrato firmado entre o Município e a Sanepar em agosto de 2013.

A conquista também teve a influência do prefeito Heraldo Trento, que esteve pessoalmente em Curitiba solicitando as obras.

Portal Guaíra via Assessoria