O presidente da Sanepar, Fernando Ghignone, e o prefeito de Guaíra, Fabian Persi Vendruscolo, assinaram da tarde de quarta-feira (7), o Contrato de Programa para Prestação de Serviço Público de Abastecimento e de Esgotamento Sanitário, que prevê metas e investimentos para o município pelos próximos 30 anos. O diretor de Relações com os Investidores da Sanepar, Francisco Farah, também participou do evento.

A parceria estabelecida entre o Município de Guaíra e o Governo do Estado, que será gerida pela Sanepar, define como principais metas a manutenção da cobertura do abastecimento de água em 100% para a sede do município e cobertura da rede coletora de esgoto de 95% até 2027, índice que deverá ser mantido até o final do contrato.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

sanepar-e-guaira-04

O Contrato de Programa integra e atende a nova legislação que regula o setor de saneamento no Brasil. Para poder ser aprovado, o documento é debatido em audiências públicas e deve atender os índices e metas estabelecidos no Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). Em Guaíra, as audiências aconteceram em julho e dezembro de 2011 e o PMSB foi aprovado por lei em dezembro de 2012. A lei que autorizou a parceria entre o Governo do Estado e o município é de 18/7/2013 (lei 1.839).

A presidente da Câmara de Vereadores, Tereza Camilo dos Santos, disse que ficou satisfeita por participar da assinatura de contrato com a Sanepar. “A empresa reúne as condições técnicas para oferecer serviços de saneamento, fundamentais para a saúde da população”, afirmou a vereadora.

O prefeito Fabian Vendruscolo também aprovou o Contrato de Programa. “Assinamos um contrato que a meu ver vai fazer com que Guaíra tenha índices de primeiro mundo na questão do saneamento. Até 2015, teremos 70% da cidade com rede de esgoto, índice que poucos municípios do Brasil possuem e com certeza será um dos melhores de toda a região. A cada quatro anos poderemos rever o contrato. Teremos até 2027, 95% da cidade atendida com rede de esgoto. Levaremos água potável a 100% dos imóveis. Além disso, teremos durante 60 meses 1,5% da renda da Sanepar investido em projetos ambientais, voltando a 1% até o final do contrato. Não tenho dúvidas que a renovação do contrato foi a melhor escolha”, declarou.

Segundo o presidente Fernando Ghignone, o contrato irá garantir que o município possa empregar importantes recursos em outras áreas. “A população, os vereadores e a prefeitura de Guaíra tiveram uma atitude inteligente ao decidirem pelos serviços da Sanepar”, disse.

Investimento em Oliveira Castro

No evento também foi assinada a ordem de serviço para obras de ampliação do sistema de abastecimento do distrito de Doutor Oliveira Castro. Os investimentos de R$ 255 mil serão aplicados na operacionalização e interligação de um poço, na instalação de cerca de 2 quilômetros de adutora e na implantação do sistema de tratamento da água.

Fonte: Assessoria