ad

 

Instalado há menos de 1 mês em Guaíra, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atende praticamente todos os dias e vem fazendo a diferença na vida dos guairenses.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

O Samu desde 2003 faz parte da política Nacional de Urgência e Emergência, ajudando a reduzir o numero de óbitos , o tempo de internação e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce.

O Samu funciona 24 horas por dia, através de chamada gratuita para o numero 192, e conta com equipes de profissionais de saúde como médicos, enfermeiros e socorristas, que atendem as urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, obstétrica e de saúde mental.

O secretário de Saúde de Guaíra, Leandro de Lima Danelon, pede que a população fique atenta a um detalhe. “O Samu tem seu funcionamento diferenciado dos demais serviços de urgência da região, não bastando o simples pedido de uma ambulância em determinado local, pois o chamado de socorro passa por uma classificação de risco. Essa diferença pode causar confusão entre a população. É preciso diferenciar quando e por qual razão se chama o Samu”, informa.

samu-grande

Saiba quando e como chamar

O Samu atende casos clínicos como: princípio de infarto, convulsão, envenenamentos, queimaduras graves, complicações gestacionais, trabalho de parto iminente, desmaios, quedas de natureza grave, hemorragias, crises hipertensivas, psiquiátricas e também a acidentes de trânsito. Trabalha 24h por dia e é acionado pelo telefone 192 (todas as conversas são gravadas), gratuito.

Todo chamado cai na Central de Regulação Médica de Urgências de Cascavel, onde é recebido por um técnico rádio-operador. Este identifica o solicitante, o endereço e a situação de emergência, então a ligação é passada para o Médico Regulador, que faz o diagnóstico baseado nos dados informados pelo solicitante. Após isto, ele decide entre orientar a pessoa ou enviar a ambulância, conforme a gravidade do caso.

A viatura do Samu (equipada com modernos aparelhos) só pode sair da base com a autorização da Central de Regulação, que é feita pelo próprio Médico Regulador.

Para que o diagnóstico seja feito e seja enviada a ambulância, as condições da vítima devem ser passadas com calma, clareza e objetividade. Para isso, a pessoa que aciona o Samu precisa estar junto à vítima, olhando-a, para informar se está acordada, falando, se movimentando, respirando, com sangramento, dor, entre outros dados que são solicitados.

samu2

Conceito

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) é um serviço de atendimento médico brasileiro, utilizado em casos de emergência, como em acidentes de trânsito. Foi idealizado na França, em 1986, como Service d’Aide Médicale d’Urgence — que faz uso da mesma sigla “Samu” — e é considerado por especialistas como o melhor do mundo.

Samu3