SAMU em atendimento de acidente de trânsito
ad
SAMU em atendimento de acidente de trânsito

O SAMU 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) completa o primeiro aniversário com sua base instalada na cidade de Guaíra/PR.

Nesses 12 meses de atendimento, foram quase 2 mil doentes e feridos que passaram pelas mãos desses profissionais, que dedicam grande parte do seu tempo, para salvar vidas. E, na maioria delas, diga-se de passagem, sempre com final feliz.

São 27 profissionais revezando a escala de atendimento, sendo: 07 médicos, 10 enfermeiros e 10 condutores.

Em números de ocorrências, os chamados para o fone 192 vindos de Guaíra e microrregião, só perdem para: 1º Cascavel com 23.026 atendimentos, 2º Toledo com 5.774, 3º Assis com 2.261 e 4º Guaíra com total de 1.948 atendimentos.

Acompanhe as estatísticas segundo o Consamu

  • NOVEMBRO 2013 = 100 atendimentos
  • DEZEMBRO 2013 = 135 atendimentos
  • JANEIRO 2014 = 146 atendimentos
  • FEVEREIRO = 191 atendimentos
  • MARÇO = 220 atendimentos
  • ABRIL = 225 atendimentos
  • MAIO = 185 atendimentos
  • JUNHO = 185 atendimentos
  • JULHO = 146 atendimentos
  • AGOSTO = 206 atendimentos
  • SETEMBRO = 209 atendimentos

Total de atendimentos no município de Guaíra = 1.948

Serviço de Atendimento Móvel às Urgências (SAMU 192)

Ao discar o número 192, o cidadão estará ligando para uma central de regulação que conta com profissionais de saúde e médicos treinados para dar orientações de primeiros socorros por telefone. São estes profissionais que definem o tipo de atendimento, ambulância e equipe adequados a cada caso. Há situações em que basta uma orientação por telefone. O SAMU atende pacientes na residência, no local de trabalho, na via pública, ou seja, através do telefone 192 o atendimento chega ao usuário onde este estiver.

A equipe presta atendimento no menor tempo possível já no local, ainda fora do ambiente hospitalar, salvando vidas e diminuindo sequelas. O programa oferece o direcionamento para o serviço mais próximo e adequado, assim a equipe que está na ambulância ganha tempo (diminui o tempo/resposta), o que é crucial em emergências.

SAMU em atendimento na BR 163 em Guaíra

Ambulâncias

As ambulâncias do SAMU a serviço da população dividem-se em Unidades de Suporte Básico (USB) e Unidades de Suporte Avançado (USA) ou UTI móvel.

As Unidades de Suporte Básico atendem aos casos de menor complexidade e contam com equipamento básico de suporte à vida.

As USAs são UTIs móveis e estão sendo equipadas com o Sistema Tele-Eletrocardiografia Digital, tecnologia de ponta que ajuda a salvar vítimas de doenças cardiovasculares graves, como infarto e arritmia.

O Sistema Tele-Eletrocardiografia Digital permite ao profissional de saúde obter um diagnóstico mais preciso do paciente ainda em casa, antes do deslocamento para o hospital. O procedimento pode reduzir em até 20% o número de mortes por doenças do coração.

Cada ambulância do SAMU será equipada com um pequeno aparelho (tele-eletrocardiógrafo digital portátil) capaz de transmitir o eletrocardiograma via telefonia celular ou mesmo por telefone fixo. O exame realizado no paciente em sua residência ou na ambulância é transmitido para a internet e analisado na central de Telemedicina do Hospital do Coração (HCor). O laudo retorna para a ambulância de origem. Todo esse processo dura, em média, cinco minutos. A central dispõe de 16 médicos para a leitura dos eletrocardiogramas do SAMU 24 horas por dia. Além disso, o médico que está atendendo o paciente pode discutir o caso com os especialistas de apoio no HCor.

O trabalho é realizado diariamente em tempo real.

Agradecimentos

Nós, do Portal Guaíra, sempre que possível divulgamos os trabalhos realizados pela equipe do SAMU, e agradecemos pelas informações que nos são repassadas para que possamos bem informar a comunidade.

Parabenizamos toda a equipe pelo comprometimento e dedicação em realizar os serviços de urgência e emergência, e o carinho com que prestam esse maravilhoso atendimento a comunidade.

Atendimento Aero-médico realizado pelo SAMU/Consamu

Redação Portal Guaíra
Dados e fonte: Consamu


CLINICA SALUTAR