O Município de Guaíra, por meio da Secretaria de Saúde, já iniciou a Campanha Nacional de Vacinação Contra Poliomielite e Multivacinação de Crianças e Adolescentes.

A campanha iniciou dia 08 de agosto até o dia 9 de setembro em todas as Unidades Básicas de Saúde (USF).

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Descobertas há mais de 200 anos, após cientistas perceberem a capacidade do corpo de gerar anticorpos ao receber amostras de patógenos -organismos que causam doenças em um hospedeiro, como vírus, bactérias e alguns fungos- em estado inofensivo, as vacinas tiveram grande avanço no decorrer dos anos.

A poliomielite (paralisia infantil) também está em processo de erradicação. Segundo informações da cartilha de vacinação do Ministério Público, no continente americano, não há casos da doença desde 1991. Já no Brasil, não há registros dela há 34 anos. Contudo, é necessário que a vacinação na infância continue, já que pessoas de outros países, onde ainda há casos da doença, podem gerar uma nova onda de transmissão.

A atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos.

As vacinas contempladas na campanha de multivacinação são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

A vacinação contra a Poliomielite é destinada para crianças de 01 a 04 anos, e a Multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos.

Neste sábado (20) será realizado o Dia D da vacinação em todas as USF da cidade, das 8h às 17h.

Confira o cronograma da campanha:

– Poliomielite;

– Atualização da carteirinha de vacinação, para munícipes, em geral.

Não se esqueça dos documentos necessários, como: documento com foto ou certidão de nascimento, CPF ou cartão do SUS e a carteirinha de vacinação.

Portal Guaíra com Assessoria