O Município de Guaíra, por meio do Departamento de Alimentação Escolar, da Secretaria de Educação, realizou treinamentos e disponibilizou cartilhas às merendeiras escolares. O objetivo da ação foi orientar o método seguro para retornar o preparo da alimentação nas escolas.

Para isso, os cardápios foram elaborados de acordo com as novas exigências do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, que inclui a preparação dos alimentos de forma mais saudável, com a inclusão de itens mais naturais, como frutas e verduras, e a diminuição do preparo de doces.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Além de servir uma alimentação mais saudável e segura, a Nutricionista e Diretora de Alimentação Escolar, Vanessa Richter, entende que este processo também possui o papel de acolhimento. “Relatos dos pais em que seus filhos chegaram em casa contando sobre como o lanche estava delicioso, ou que estava com saudades da polenta da escola, entre outros, nos faz ver a importância da alimentação escolar na memória afetiva da criança. A alimentação constrói vínculos. Quem nunca falou: saudades do bolinho da vovó? E volta na lembrança os momentos que se reuniam para comer o bolo. Assim também estamos vendo acontecer nas escolas com a merenda escolar”, destacou.

Portal Guaíra via Assessoria