Nesta semana o município participou da apresentação do Plano Operacional da UVR, projeto que está em fase final no Município.

A UVR é um espaço físico conhecido popularmente como “barracão”, local onde os grupos de catadores da cidade recebem e realizam a triagem e enfardamento dos resíduos sólidos recicláveis para posterior comercialização. A idealização desse projeto realizado pela Prefeitura de Guaíra/PR, Itaipu Binacional, Fundação Parque Tecnológico Itaipu – Brasil e da ACG – Associação dos Catadores Guairenses, visa a promoção da cidadania dos catadores de materiais recicláveis e inclusão social impulsionando o desenvolvimento territorial sustentável, promoção de renda e o descarte correto dos resíduos da cidade de Guaíra.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Na reunião foi dissertada a importância do papel dos catadores para a sociedade, pois se esses resíduos fossem descartados, seus destinos seriam aterros ou lixões. Comercializar materiais recicláveis gera renda e inclusão social para um número expressivo de catadores e catadoras, além dos benefícios ambientais que causa no Município.

O objetivo do Plano Operacional é mostrar as funções, investimentos e benefícios para o funcionamento ideal da UVR que será operada pela ACG, frisando a importância da execução seguir o Plano Operacional proposto cumprido dentro dos parâmetros exigidos por lei.

Portal Guaíra via Assessoria