A Assessoria de Comunicação do Município de Guaíra recebeu alguns questionamentos sobre a possível falta de médicos para atendimento nas Unidades Básicas e/ou Familiares de Saúde. Diante disso, buscamos averiguar a situação diretamente com o Secretário de Saúde, Marcos Rigolon.

Segundo o Secretário, o Município conta atualmente com uma equipe de aproximadamente 30 médicos distribuídos entre as UBS/UFS, Posto Central de Saúde, UPA e a Tenda do coronavírus. A situação excepcional gerada pela pandemia, ocasionou uma grande reorganização desses profissionais da saúde, visto a maior demanda emergencial causada, e a partir de então, são realocados 1 vez por semana para atenderem também na Tenda do coronavírus, ao invés do seu local habitual.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Ainda, parte da equipe médica fora contratada, por intermédio do programa Mais Médicos e recentemente dois profissionais pediram exoneração. Como o programa Mais Médicos é do Governo Federal, o Município deve aguardar a abertura do edital para o chamamento de novos profissionais para repor essas vagas.

Com o agravamento da pandemia e o constante contato com infectados, mesmo com a aplicação de todas as medidas cautelares sanitárias possíveis, médicos da equipe acabaram contraindo o vírus do covid-19, e, portanto, precisaram entrar em isolamento, gerando um grande transtorno na organização estrutural de atendimento.

Para sanar de vez o problema, o Município de Guaíra, por intermédio da Secretaria de Saúde, Procuradoria Jurídica e Secretaria de Administração, estão trabalhando arduamente na celeridade da instauração de edital de processo seletivo para contratação de mais médicos para compor a equipe de atendimento da saúde de Guaíra.

O referido edital já está em andamento, e em breve será finalizado. Para isso, o Secretário Marcos Rigolon solicita a compreensão de todos, e informa que a saúde do Município de Guaíra é prioridade. Esclarece ainda que os atendimentos estão sendo realizados normalmente, e que, porventura, por conta dessas reorganizações extraordinárias e temporárias na locação dos médicos, pode acontecer alguns imprevistos, que serão agilizados o quanto antes.

Para maiores informações, disque: (44) 3642 – 9550.

Portal Guaíra via Assessoria