No início da manhã de terça-feira (01), o Município de Guaíra, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, realizou a reinauguração da rampa de acesso ao Rio Paraná, no Centro Náutico Marinas. Além disso, a data marcou o início da temporada de pesca no local.

Conforme o secretário da pasta, Marcelo Ronnie, esta era uma das principais reivindicações dos pescadores profissionais, amadores, esportistas e amantes da pesca, que há cerca de 10 anos clamavam por melhorias na rampa do Centro Náutico Marinas.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Marcelo salienta que, apesar de não estar finalizada, a parte principal que já permitia o acesso ao Rio Paraná foi concluída, e assim pôde contribuir com a abertura da temporada de pesca. “Ainda faremos pintura, sinalização e diversas outras melhorias neste espaço”, acrescenta Marcelo.

Ainda não é possível mensurar o valor dos investimentos realizados na rampa, pois além de não estar concluída, recebeu apoio de mão de obra da Secretaria de Agropecuária, Infraestrutura e Meio Ambiente. Quando finalizada, todos os valores serão calculados e informados ao público.

A obra de revitalização completa da rampa foi coordenada pelo engenheiro Brian Felipe, da Secretaria de Planejamento. Marcelo agradece o engenheiro pela celeridade do projeto, o que contribuiu para que a parte principal da rampa estivesse apta a receber as diversas embarcações para a reabertura da pesca.

Além dos servidores organizadores do evento, os vereadores Givanildo Tirolti, Karina Bach, e Mirele Cetto, marcaram presença no local.

A equipe da ACG — Associação de Catadores Guairenses, estiveram presentes no espaço entregando sacos de ráfia para coleta seletiva, e adesivos de réguas medidoras para auxiliar a atividade de pesca.

Vale ressaltar que embora o Rio Paraná em Guaíra possua uma diversidade de espécies de peixes, como jaú, tucunaré, pintado, entre outros, a pesca com a utilização de rede, tarrafa, carretilha ou molinete, continua proibida para o peixe Dourado, em todo o território do Paraná. Além disso, deve-se respeitar o espaçamento de 1,5 quilômetros distantes de barragens e corredeiras. A medida ficará vigente até o ano de 2026.

O vice-prefeito e chefe de Gabinete, Gileade Osti, marcou presença no local e agradeceu todos os envolvidos pelo atendimento ao pedido da população. Ainda, destacou que a atividade de pesca em Guaíra, seja profissional, amadora ou esportiva, é um dos grandes atrativos da cidade, movimentando o turismo, a cultura, e a economia local.

Guaíra - Rampa de acesso ao Rio Paraná é reinaugurada • Portal Guaíra Guaíra - Rampa de acesso ao Rio Paraná é reinaugurada • Portal Guaíra Guaíra - Rampa de acesso ao Rio Paraná é reinaugurada • Portal Guaíra Guaíra - Rampa de acesso ao Rio Paraná é reinaugurada • Portal Guaíra Guaíra - Rampa de acesso ao Rio Paraná é reinaugurada • Portal Guaíra Guaíra - Rampa de acesso ao Rio Paraná é reinaugurada • Portal Guaíra Guaíra - Rampa de acesso ao Rio Paraná é reinaugurada • Portal Guaíra

Portal Guaíra com Assessoria