Um novo capítulo para a história do desenvolvimento do Município de Guaíra foi escrito na quarta-feira (08), na Praça Duque de Caxias. A premiação do concurso cultural PRODEC — Programa de Desenvolvimento de Guaíra, foi um grande sucesso e contou com momentos emocionantes.

O concurso cultural do PRODEC teve o intuito de criar o nome, a logomarca e osloganpara o projeto que promete alavancar o progresso da cidade.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Para isso, alunos dos 5º anos das 14 Escolas Municipais e Privadas de Guaíra, participaram da seleção. O tema do projeto foi: “O desenvolvimento econômico e o papel da sociedade civil, do poder público, da iniciativa privada e das instituições de ensino”.

Cerca de 500 trabalhos foram realizados pelas crianças, sendo que 147 deles foram pré-selecionados e entregues para a banca de avaliação, formada por 15 empresários da cidade. A seleção ocorreu no dia 11 de novembro. Foram selecionados 3 finalistas em cada categoria.

Após a seleção, os trabalhos classificados foram submetidos a votação da população pela internet, através de uma plataforma desenvolvida pela Secretaria de Tecnologia e Sistemas de Informação. Ao todo, foram computados 2.148 votos.

À frente de honra foi composta por: representante do SEBRAE, Adir Mattioni; presidente do ACIAG — Associação Comercial Empresarial, Jair Schlemer; secretária de Educação, Franciele Danelon; secretário de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Ronnie; vereador e ex-secretário de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Adriano Richter; presidente do Legislativo, Tereza Camilo; vice-prefeito e chefe de Gabinete, Gileade Osti; prefeito e presidente do Conselho de Municípios Lindeiros, Heraldo Trento.

Na oportunidade, as autoridades destacaram a importância do planejamento e projeto para o desenvolvimento do Município de Guaíra. Ainda, parabenizaram toda a comunidade escolar pelo comprometimento e dedicação na iniciativa.

Em seguida, os finalistas foram convidados a subir ao palco para o pronunciamento do resultado oficial. Confira a seguir a colocação:

CATEGORIA SLOGAN/FRASE
1º Lugar
—Trabalho nº 00093
Aluna: Heloisa Petry Toste
Escola Municipal Professor Erik Andersen

2º Lugar
—Trabalho nº 00500
Aluno: Jorge Gustavo Barbosa CiriloEscola Municipal Arthur da Costa e Silva

3º Lugar
—Trabalho nº 00500
Aluno: Wellinton Bruno Barbosa Sabino
Escola Municipal Rural Sebastião Camarini

CATEGORIA NOME
1º Lugar
—Trabalho nº 00970
Aluno: Weliton da Silva Martins
Escola Municipal Professor Erik Andersen

2º Lugar
—Trabalho nº 00117
Aluna: Luzmarina G. V. Barreto Lopes
Escola Municipal Almirante Tamandaré

3º Lugar
—Trabalho nº 00116
Aluna: Dara Gabriela Encina Bordón
Escola Municipal Rural Sebastião Camarini

CATEGORIA LOGOMARCA
1º Lugar
—Trabalho nº 00360
Aluna: Alexia Vignoto dos Reis
Colégio Franciscano Nossa Senhora do Carmo

2º Lugar
—Trabalho nº 00489
Aluna: Isabeli da Silva Gonçalves Neris
Escola Municipal Ana Maria Silva Roggia

3º Lugar
—Trabalho nº 00500
Aluno: Jorge Gustavo Barbosa Cirilo
Escola Municipal Arthur da Costa e Silva

O PRODEC é uma ação de mobilização e articulação que irá definir uma visão de futuro de longo prazo com a colaboração e participação da comunidade, cujo o objetivo é promover o desenvolvimento econômico da cidade. Agora o Prodec passa a se chamar PRODESG – Programa de Desenvolvimento de Guaíra-PR. A logomarca, tem como imagem um círculo divido em quatro partes, com a imagem da Igrejinha de Pedra, a Ponte Ayrton Senna, mãos unidas e um caderno com caneta. Já o slogan premiado foi, “Guaíra: Trabalhando no presente, investindo no futuro.”

Foram mais de R$ 18 mil em premiações aos alunos selecionados e suas respectivas escolas representadas. Todos os participantes receberam uma medalha em agradecimento à dedicação da criança ao projeto. Os ganhadores (1ºLugar) receberam um cheque de quatro mil reais e as professoras que orientaram os alunos vencedores ganharam R$2 mil reais cada.

“Parabéns a todos os alunos classificados, e também aos que participaram do projeto. Este é um momento muito importante para Guaíra, pois, agora o nosso programa tem nome, frase e rosto. Viva o desenvolvimento. Viva Guaíra! Viva o PRODESG!”, enfatizou Heraldo Trento.

Portal Guaíra via Assessoria